Página Inicial  |  Perfil  |  Equipe  |  Contato  | 
Links

  

redacao.noticia@noticiacapital.com.br
71 9128-9520

 
  Home - Poesias - Grandes artistas na Bahia (últimos 60 anos) na MCR Galeria
 

Categorias

  Brasil
  Cultura
  Cursos & Concursos
  Dos Blogs & Sites
  Economia
  Educação
  Entrevistas e Reportagens
  Esporte
  Geral
  Internacional
  Mosaico
  Municípios
  Notas
  Opinião
  Politica
  Salvador
  Saúde & Medicina
  Turismo
 

Colunistas

 Agenor Calazans
 Aldo Trípodi
 Alessandra Nascimento
 Gerson Brasil
 Gil Vicente Tavares
 Guto Amoedo
 Kim Niederauer
 Marcelo Torres
 Valter Xéu
 Vitor Carvalho
 

Serviços

  Coelba
  Embasa
  Auxílio a Lista
  Prefeitura de Salvador
  Previdência Social
  Receita Federal
 
COLUNISTAS
 Aldo Trípodi

 aldotripodi69@hotmail.com
 
Grandes artistas na Bahia (últimos 60 anos) na MCR Galeria
10 de Setembro de 2013 19:39

A MCR Galeria de arte realiza a exposição “Grandes Artistas da Bahia”, com abertura no dia 12 de setembro me fica na Av. Oceânica, 2400, loja 03, Ondina Apart Hotel. Não cabe neste momento analisar obra por obra destes já conhecidos artistas, o que vale é destacar o trabalho de Marco Curi Ribeiro a frente da Galeria. Ele sempre trabalha em suas exposições sem considerar a consignação, quando o artista deixa o quadro para ser vendido ou não, isto é importante, pois mantém o mercado aquecido mandou-me um texto sobre porque pretende realizar esta mostra dada a sua importância transcrevo na integra suas palavras.

Esta exposição que agora realizamos, pretende ser a primeira de uma série que a MCR galeria irá realizar anualmente, com obras dos artistas mais destacados deste período.

Falar sobre a vida dos artistas representados é desnecessário, pois todos são bastante conhecidos no seu metier. A grande maioria do movimento moderno baiano e inclui uma legitima e talentosa artista contemporânea baiana da geração 80,Fátima Tosca,que em nossa opinião é a sucessora natural dos grandes modernistas também representados nesta mostra.

Importante destacar a valorização acentuada de alguns destes artistas nos últimos anos, Floriano Teixeira, Carybé, Pancetti e Fátima Tosca são alguns destes exemplos, outros tendem a acompanhar, mas acima de tudo o mais importante é a qualidade da obra, pois mesmos os grandes artistas tem obras de diferentes qualidades, portanto é preciso entender que a qualidade é o principal fator a valorizar uma obra de arte.

Entre as obras apresentadas destacamos os quadros "Surpresas" de Carybé, óleo de 1965 que está reproduzido no livro da Odebrecht sobre o artista, "2 mulheres, pássaro e 3 janelas" de Floriano Teixeira quadro que foi reproduzido na exposição individual do artista em 1987, "Marinha" quadro de José Pancetti de 1956 (artista que ficou anos aqui na Bahia pintando as suas famosas e cobiçadas marinhas da fase Bahia), "lagoa do Abaeté" de Rescala, um lindo trabalho de 1964 e por fim "Bem Te Vi" de Fátima Tosca, magnífico trabalho da fase atual da artista.

Por fim gostaríamos de comentar que a política da nossa galeria é comprar quadros destes grandes artistas para nosso acervo próprio, acreditamos na valorização dos mesmos, por isso evitamos trabalhar em consignação.

Vale destacar que nos últimos 10 anos, Floriano Teixeira e Fátima Tosca, artistas os quais a galeria apostou e indicou aos seus clientes, foram os artistas que mais se valorizaram no mercado baiano.

Destacamos entretanto quando Fátima Tosca surgiu ele fez uma grande mostra de seus trabalhos, valorizando-os imensamente portanto é um Marchand que sabe lidar com a obra de e seu devido valor.