Página Inicial  |  Perfil  |  Equipe  |  Contato  | 
Links

  

redacao.noticia@noticiacapital.com.br
71 9128-9520

 
  Home - Poesias - Gianfranco Dandrea um artista plástico
 

Categorias

  Brasil
  Cultura
  Cursos & Concursos
  Dos Blogs & Sites
  Economia
  Educação
  Entrevistas e Reportagens
  Esporte
  Geral
  Internacional
  Mosaico
  Municípios
  Notas
  Opinião
  Politica
  Salvador
  Saúde & Medicina
  Turismo
 

Colunistas

 Agenor Calazans
 Aldo Trípodi
 Alessandra Nascimento
 Gerson Brasil
 Gil Vicente Tavares
 Guto Amoedo
 Kim Niederauer
 Marcelo Torres
 Valter Xéu
 Vitor Carvalho
 

Serviços

  Coelba
  Embasa
  Auxílio a Lista
  Prefeitura de Salvador
  Previdência Social
  Receita Federal
 
COLUNISTAS
 Aldo Trípodi

 aldotripodi69@hotmail.com
 
Gianfranco Dandrea um artista plástico
22 de Janeiro de 2014 20:36

Solicitou-me o amigo Sante Scaldaferri, com os devidos elogios, que apresentasse o artista italiano Gianfranco D'Andrea, hoje vivendo entre nos e vindo de Sante torna-se um imperativo categórico. Com uma forte influência de Francis Bacon, O italiano Gianfranco D'Andrea, realiza um obra de excelente qualidade e domínio técnico. Estado várias vezes em Salvador, se fascinou pela cidade e aqui mantendo residência como ele diz “estou satisfeito por esta opção de vida principalmente pela acolhida generosa que venho recebendo da família e dos amigos, como é o caso de Bernadeth Argolo que juntamente com minha esposa Najla Sampaio, que é baiana e me ajudaram a expressar melhor na língua portuguesa”. Está por merecer nos mostrar uma individual espero que Galeristas olhem com melhor interesse por sua obra que é merecedora dos devidos elogios. Ai segue a trajetória do artista por suas próprias palavras.

“Aos 12 anos o meu interesse pelas artes plásticas foi despertado, quando junto com o professor escolástico de Desenho, participei da elaboração de um quadro que representava a “Tomada da Porta Pia 1870” (usando a técnica têmpera), o qual foi premiado como o melhor trabalho da Escola Pio XII, em Roma. No ano de 1984 é que comecei realmente a minha trajetória artística, quando comecei a freqüentar assiduamente o atelier do pintor e cenógrafo Helio Formosa, o qual me ensinou algumas técnicas pictóricas como a têmpera.

No ano 1985, vendi o meu primeiro quadro, e, foi durante uma exposição coletiva que realizei no Club Vicolo 49. Após um longo período, decidi de inscrever-me no curso “Libero di Nudo” promovido pela Academia de Belas Artes de Roma, com o professor e conceituado artística plástico Alfonso Avanessian. Nesse mesmo período recebi uma encomenda para realizar dois quadros sendo que um usando a técnica de óleo em madeira e outro em tela de canvas. Esta experiência foi realizada junto com o artista plástico Salvatori Russo.
Com o sucesso destes trabalhos retornei a fazer outros qu
adros expondo em PUB'S e restaurantes da capital italiana. No ano 2006 realizei a minha primeira exposição individual na Galeria STUDIO DR “Spazio Visivo Arte Contemporânea” de Giorgio di Roberto na Via Angelo Brunetti em Roma. Fascinado da pintura de Francis Bacon realizei como homenagem ao artista, dois quadros que foram expostos na Galeria STUDIO DR.

Convivi com vários outros artistas entre os quais Paolo Picozza que com a sua morte prematura, me marcou fortemente chegando mesmo a me deprimir e entristecer bastante. Após um período longe dos pincéis e telas, me estabelecendo definitivamente em Salvador senti interiormente o brotar, o nascer de um novo desejo de exteriorizar minha criatividade e depois de alguns meses conseguir realizar umas vinte obras que me estimularam a abrir o meu próprio site, http://www.gianfrancodandrea.com”. Conclui ele. Quem desejar pode ver em seu site suas obras e trajetória.