Página Inicial  |  Perfil  |  Equipe  |  Contato  | 
Links

  

redacao.noticia@noticiacapital.com.br
71 9128-9520

 
  Home - Poesias - Academia de Letras de Artes de Feira de Santana homenageia César Romero
 

Categorias

  Brasil
  Cultura
  Cursos & Concursos
  Dos Blogs & Sites
  Economia
  Educação
  Entrevistas e Reportagens
  Esporte
  Geral
  Internacional
  Mosaico
  Municípios
  Notas
  Opinião
  Politica
  Salvador
  Saúde & Medicina
  Turismo
 

Colunistas

 Agenor Calazans
 Aldo Trípodi
 Alessandra Nascimento
 Gerson Brasil
 Gil Vicente Tavares
 Guto Amoedo
 Kim Niederauer
 Marcelo Torres
 Valter Xéu
 Vitor Carvalho
 

Serviços

  Coelba
  Embasa
  Auxílio a Lista
  Prefeitura de Salvador
  Previdência Social
  Receita Federal
 
COLUNISTAS
 Aldo Trípodi

 aldotripodi69@hotmail.com
 
Academia de Letras de Artes de Feira de Santana homenageia César Romero
21 de Julho de 2014 20:14

Teve a época dos Césares Romanos, agora é a época de um César que não é Romano mais é um artista baiano que muito orgulho dá a sua terra, César Romero. A Academia de Letras de Artes de Feira de Santana acaba de conferir por unanimidade o Diploma de Acadêmico ao artista visual César Romero “pelos meritórios serviços prestados à cultura brasileira, passando o mesmo ao grau de imortalidade”. A iniciativa foi da Presidente da ALAFS Lélia Vitor Fernandes de Oliveira, que em seu discurso de outorga enumerou as qualidades do artista. Consolidou a temática arraigada à tradição de sua terra, deixando claro seu programa teórico e linguagem visual. Fez da sua obra um vocabulário cromático, e um relicário dos sinais do povo, que transmuta a nível erudito. Recupera os significados da cultura popular nordestina. Um estudo antropológico da cultura brasileira. Um dos seus grandes feitos foi criar para o Brasil uma imagem, uma estampa, extremamente original, na fase Faixas Emblemática.

Nos últimos anos de César Romero tem recebido inúmeras honrarias e ocupado cargos ligados as artes visuais, no país e no exterior. Entre tantos: Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana – Membro Regular na Classe de Oficial – Medalha de Mérido; Ordem do Muyrakytã – Embaixador no Estado da Bahia – Rio de Janeiro; Associação dos Artistas Plásticos Modernos da Bahia (Arplamb); Prêmio TOP OF Quality – Destaque Pintura - OPB – Ordem dos Parlamentos do Brasil – Brasília – DF; Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes - São Paulo; Membro do Instituto Preste João – Lisboa – Portugal; Comenda Maria Quitéria – Câmara Municipal de Feira de Santana; Acadêmico de Mérito da Academia Portuguesa de Ex – Líbres – Lisboa – Portugal; Membro da Academia Feirense de Letras – Feira de Santana; Acadêmico Estrangeiro da Academia de Letras e Artes de Portugal – Monte Estoril – Portugal; Cidadão da Cidade do Salvador – Câmara Municipal de Salvador; Sala César Romero - Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana – Feira de Santana; Gratidão da Comunidade Feirense pela significativa colaboração prestada a cultura do município; Homenagem pelos 10 anos do Museu de  Arte Contemporânea de Feira de Santana.

César Romero é artista plástico, fotógrafo e crítico de arte. Filiado a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e à Associação Internacional de Críticos de Arte, ONG reconhecida pela UNESCO, com sede em Paris – França. Recebeu por duas vezes da ABCA o Prêmio Mario Pedrosa (destinado a artista de linguagem contemporânea) em 2001 e 2007. Também da ABCA, por duas vezes, o Prêmio Gonzaga Duque (destinado a crítico filiado por atuação no ano) em 2004 e 2010. Vice-Presidente Regional da ABCA Região Norte/Nordeste, eleito por voto direto para duas gestões (2006 – 2009 – e 2009 - 2012).  Atualmente é membro da Comissão e Credenciais da ABCA, nomeado pela diretoria da ABCA gestão 2013 – 2015. Pertence a Associação Profissional de Artistas Plásticos Profissionais de São Paulo – APAP-SP, fez parte da sua diretoria nomeado como Diretor Cultural gestão de Fernando Durão (2010-2012) e é Membro do conselho Consultivo da  APAP-SP na  nova gestão de Walter Miranda(2013-2015). Curadoria em vários estados brasileiros e países lusófono.