Página Inicial  |  Perfil  |  Equipe  |  Contato  | 
Links

  

redacao.noticia@noticiacapital.com.br
71 9128-9520

 
  Home - Poesias - A Versatilidade da Obra de Ernesto Simões em 2 Mostras de Decoração
 

Categorias

  Brasil
  Cultura
  Cursos & Concursos
  Dos Blogs & Sites
  Economia
  Educação
  Entrevistas e Reportagens
  Esporte
  Geral
  Internacional
  Mosaico
  Municípios
  Notas
  Opinião
  Politica
  Salvador
  Saúde & Medicina
  Turismo
 

Colunistas

 Agenor Calazans
 Aldo Trípodi
 Alessandra Nascimento
 Gerson Brasil
 Gil Vicente Tavares
 Guto Amoedo
 Kim Niederauer
 Marcelo Torres
 Valter Xéu
 Vitor Carvalho
 

Serviços

  Coelba
  Embasa
  Auxílio a Lista
  Prefeitura de Salvador
  Previdência Social
  Receita Federal
 
COLUNISTAS
 Aldo Trípodi

 aldotripodi69@hotmail.com
 
A Versatilidade da Obra de Ernesto Simões em 2 Mostras de Decoração
12 de Setembro de 2014 19:25

Ernesto Simões, artista plástico baiano, sempre diversificou nas suas manifestações artísticas e atualmente tem incursionado pela arte digital e fotografia, em alguns momentos apropria-se das duas técnicas, como forma de imprimir às imagens por ele captadas, sua marca, visão estética e de mundo.

É um artista inquieto, tendo um olhar apurado, conhecedor das bases de composição plástica, sempre muito bem elaboradas em suas obras, desde o início de sua trajetória, que começou em 1976, porém na década de 80, quando fez sua primeira exposição individual, Desenhos, deixou sua marca registrada. Nesta o resultado foi surpreendente, obtendo ampla repercussão e muitas críticas de reconhecimento ao seu trabalho.

Atualmente vem se destacando no panorama das artes plásticas baianas, participando de várias mostras de decoração, já tendo se apresentado fora da Bahia e no exterior: No Pátio das Artes, na Casa Cor Campinas, São Paulo, e dois eventos em Portugal, associados a marca TRENCH, O JOGO QUE INSPIRA ARTE, de Rui Alípio Monteiro,  a convite de Maria Luisa Monteiro,  e assim vem se destacando no mundo das artes.

Recentemente participou da Casa Premium, no Salvador Norte Shopping, onde além de apresentar suas obras, foi jurado na eleição dos melhores ambientes ao lado de nomes renomados, dentre eles a Papisa da arquitetura e decoração brasileira, Olga Krell, e foi palestrante sobre a Importância do Valor e da Cor, na Vida, Arte e Decoração, assunto que domina muito bem.

É um artista que além do talento e criatividade, tem uma história construída, desde a sua formação profissional, sendo graduado em Belas Artes pela Universidade Federal da Bahia, tendo lecionado artes plásticas, por muitos anos, a sua vasta experiência e conhecimentos que o faz destaque nas Artes Plásticas.

Desde o mês de agosto, está participando de duas mostras de Alta Decoração, em Salvador: Na Casa Nandos, no Shopping Cidade e na Casa Fashion, no Shopping Barra.

Na Casa Nandos apresenta 23 fotografias, que retratam um conteúdo com muita brasilidade e a mostra se estenderá até o mês de setembro. “Fui convidado pela Designer de Interiores Kalka Bulhosa a compor a vitrine com 2 obras em arte digital e por Teresinha Palhares proprietária da loja, a participar do Show Room, assinado por Poliana e Mariana Caribé, com 23 fotografias. Nesta coletânea meus registros fotográficos ligados a cultura brasileira, onde dentro de minha visão, muitas manifestações são instalações do cotidiano. Os stands de Artesanato e produtos típicos, às festas religiosas populares, como a Festa de Yemanjá, com tabuleiros de venda de produtos harmoniosamente exibidos, adquirindo aspectos plásticos e sob o meu olhar são registrados de forma conceitual e composicional.”

 “Faço sempre este exercício de olhar para todas as possibilidades plásticas, quer sejam de elementos da natureza, paisagens, pessoas, tudo que sob minha ótica possa imprimir um caráter artístico, explorando a estética e expressividade, do que está sendo enfocado. Nas manifestações do nosso povo sempre existem plasticidade, que percebo e registro nas imagens captadas. Na vitrine apresento um trabalho de fotografia e arte digital, do Maestro Celso Xavier, o grande homenageado do evento.”  O artista também foi convidado pelo promoter Vitório Junior a ocupar 3 espaços do Shopping Barra, onde acontece a Casa Fashion. O curador acoplou ao evento, duas Galerias de Arte exclusivas com obras de Ernesto Simões, que estão localizadas, na DP1 E DP3. Porém no andar Térreo, nos lounges da Tidelli, participa dos ambientes assinados pela Designer de Interiores Kaka Bulhosa e a arquiteta Fabiana Candini, que pontuam os projetos com suas obras. As profissionais também ambientaram as galerias de arte. “Apresento na Casa Fashion, 38 trabalhos que expressam o meu olhar sobre o Brasil, porém mais centralizado em nossa cidade, onde fotografo paisagens e pessoas expressivas, principalmente pontos importantes como a praia do Rio Vermelho, assim como vegetações típicas: as bananeiras, coqueiros, dendê e algumas de Recife e São Paulo. Também através de luzes e cores em composições com abstração geométrica, imprimo minha concepção estética, através da arte digital, que depois é materializada com impressão com tinta acrílica sobre canvas. Em algumas obras trabalho com pintura sobre a impressão. Nas duas exposições o artista plástico Ernesto Simões imprime sua larga experiência no mundo das artes plásticas e revela toda sua potencialidade e criatividade, o que confere às mostras, uma referência ao público e colecionadores de arte a visitarem e  apreciarem in loco as obras deste artista baiano, que tem uma trajetória de sucesso.