Página Inicial  |  Perfil  |  Equipe  |  Contato  | 
Links

  

redacao.noticia@noticiacapital.com.br
71 9128-9520

 
  Home - Poesias - UNEB cria Assessoria de Cultura
 

Categorias

  Brasil
  Cultura
  Cursos & Concursos
  Dos Blogs & Sites
  Economia
  Educação
  Entrevistas e Reportagens
  Esporte
  Geral
  Internacional
  Mosaico
  Municípios
  Notas
  Opinião
  Politica
  Salvador
  Saúde & Medicina
  Turismo
 

Colunistas

 Agenor Calazans
 Aldo Trípodi
 Alessandra Nascimento
 Gerson Brasil
 Gil Vicente Tavares
 Guto Amoedo
 Kim Niederauer
 Marcelo Torres
 Valter Xéu
 Vitor Carvalho
 

Serviços

  Coelba
  Embasa
  Auxílio a Lista
  Prefeitura de Salvador
  Previdência Social
  Receita Federal
 
COLUNISTAS
 Aldo Trípodi

 aldotripodi69@hotmail.com
 
UNEB cria Assessoria de Cultura
8 de Abril de 2015 11:28

Desde 2009, uma equipe de professores, composta inicialmente pelas Professoras Dras Marcea Sales e Isa Trigo, e posteriormente, pelo professor Ricardo Freitas, com o conhecimento e o diálogo entre inúmeros professores, no campus I e em outros Campi , vem discutindo e pensando a implantação de cursos de Artes e assim também a reflexão e sistematização do campo da Cultura no âmbito de ação da UNEB. Essa iniciativa se ampliou e se diversificou, desde então, na criação do Programa Sertão Mar , na assunção da Coordenação da Plataforma Freire (PARFOR) de Artes Visuais, e na representação, por parte desse grupo de discussão, em diversas instâncias de cultura, tais como: Conselho de Formação em Cultura; o Colegiado Setorial de Artes; reuniões com a Secretaria de Economia Criativa do Governo Federal, desde o ano de 2010.


O Núcleo de Artes – PROEX – (NART), assumido por essa equipe, bem como projetos de graduação de Dança e de Teatro, com a contratação de assessorias, visitas e consultas às comunidades interessadas foram algumas das ações empreendidas como forma de viabilizar a questão da cultura na UNEB. Também foi criada a EXPOTUDO, um evento que, anualmente, apresentava todo tipo de resultado artístico e cultural, indo desde palestras, até dança, teatro, canto, música, filmes e shows, sempre trazendo a discussão para o âmago da nossa comunidade universitária.

Em 2015, é proposta, pelo Reitor, à professora Isa Trigo, uma acumulação de função de assessoria no âmbito das artes e da cultura dentro da UNEB. O que é o embrião inicial para a criação de uma ASSESSORIA DE CULTURA para a UNEB;que congregue os esforços e programas já começados e organizados, bem como acolha o NART, atualmente vinculado à Pró-Reitoria de Extensão - PROEX. Nesse sentido, essa assessoria congregaria o Programa Sertão Mar, criado inicialmente para ser um programa não apenas de Extensão, mas também de graduação e de pós-graduação; acolheria o NART e suas ações; nasceria com dois grupos de Pesquisa, que seriam o CARPA e o GUPEMA; e congregaria também os projetos feitos no sentido dos objetivos abaixo propostos, com ênfase na criação das Graduações (Licenciaturas) de Artes, e na futura criação de um Departamento de Comunicação, Letras e Artes, com localização a ser definida oportunamente. Em suma, a ASCULT será o locus agregador de gestões e de proposição de eixos culturais e de ação de artes na UNEB, sempre em articulação e no respeito às demandas vindas dos mais diversos órgãos universitários, dos docentes que trabalham com a área e da comunidade unebiana maior.

A UNEB é a universidade do Estado com maior penetração, percolaridade, diálogo e serviços educacionais prestados à causa da educação superior no Estado da Bahia, nesses últimos 30 anos. Apesar de não ter cursos de arte ou ligados à cultura, prestou e presta um serviço a essa causa reconhecido principalmente dentro da Secretaria de Cultura do Estado, que, ao fazer seus levantamentos de formação, percebeu desde a primeira gestão do ex-governador Jacques Wagner, que a diferença entre graduados e não graduados tinha sido estabelecida no interior do Estado pela UNEB. Ou seja, a responsável pela melhoria de condições de formação no mesmo foi a nossa universidade. E que isso atingiu, diretamente, os gestores da cultura dentro de cada território.

Assim, e em apenas um dos seus aspectos, o impacto que a UNEB teve e continua tendo na formação dos sujeitos que lidam com a cultura é o maior de todas as universidades, federais ou estaduais. Devido aos seus trabalhos e ações durante esses mais de trinta anos, conhece profundamente os modos culturais de cada comunidade e de seus gestores, dialogando tanto com as autoridades políticas quanto com as instâncias sociais e pedagógicas formativas da educação básica nos municípios onde tem sede. A UNEB conhece e gerencia os diversos jeitos baianos para manter-se funcionando. Além desses, os professores Ms. Djalma Fiúza, Claudia Silva de Santana, Profa. Dra. Carla Liane; Profa. Dra. Ana Beatriz Simon Factum. Professores externos que participaram das inúmeras discussões sobre os cursos e sobre a politica de Cultura da UNEB; Professores: Sergio Coelho Borges Farias, Giovana Dantas, Maria Eugenia Millet, Alexandre Molina, Clara Trigo, Ana Valéria Vicente; prof. Dr. Euzébio Lobo. Também participaram lideranças (diretores de Escolas municipais e estaduais) que têm dentro das suas escolas o trabalho com artes, e em especial com Teatro. O Sertão Mar é um Programa de Cultura e Artes da UNEB-articulado à Graduação, Pesquisa e Extensão. Acolhido institucionalmente no DEDC e no NART-PROEX.