Página Inicial  |  Perfil  |  Equipe  |  Contato  | 
Links

  

redacao.noticia@noticiacapital.com.br
71 9128-9520

 
  Home - Poesias - A Copa do Mundo na Bahia
 

Categorias

  Brasil
  Cultura
  Cursos & Concursos
  Dos Blogs & Sites
  Economia
  Educação
  Entrevistas e Reportagens
  Esporte
  Geral
  Internacional
  Mosaico
  Municípios
  Notas
  Opinião
  Politica
  Salvador
  Saúde & Medicina
  Turismo
 

Colunistas

 Agenor Calazans
 Aldo Trípodi
 Alessandra Nascimento
 Gerson Brasil
 Gil Vicente Tavares
 Guto Amoedo
 Kim Niederauer
 Marcelo Torres
 Valter Xéu
 Vitor Carvalho
 

Serviços

  Coelba
  Embasa
  Auxílio a Lista
  Prefeitura de Salvador
  Previdência Social
  Receita Federal
 
COLUNISTAS
 Gerson Brasil

 
 
A Copa do Mundo na Bahia
28 de Abril de 2013 22:44

Esse negócio de copa do mundo na Bahia, sei não, esse troço vai dar bode, bananada, goiabada, e quem sabe uma intriga internacional, de fazer inveja a Hitchcock. Tia Maria me perguntou se ia poder soltar traque de massa no São João. Depende, respondi, é chinês ou da Feira de São Joaquim? Ô meu filho, você tá me gozando é? Eu não tia, mas os homens precisam saber, vai que você toca esse traque e eles confundem com uma rajada de metralhadora e prende a senhora? Mas eu já tenho 80 anos, não posso ser presa. Minha tia, isso aqui na Bahia, mas na festa dos gringos é diferente. Só para a senhora saber, vem a Interpol, o FBI e até aqueles brucutus da Swat. Vixe, nossa, mas e a nossa PM, Toninho? Parece que eles vão distribuir uns cascudos em quem portar bandeira, picolé, cata-vento e principalmente boné.

Ouvi dizer que boné está proibido. Os gringos acham que alguém pode esconder uma faca, canivete e mesmo um trezoitoão. Além disso, fazer publicidade de alguma marca que não seja a deles. Mas esses gringos pensam que são donos da Bahia? Pois bem, vou soltar meu traque de massa e se você é frouxo, se borra de medo desses gringos, chamarei minha troque de choque, meus netos, Carolina, Pedro e Amália. Minha tia não meta os meninos nessa parada, eles têm apenas seis anos, a Carolina ainda usa fraldas.

Eu tenho um amigo na polícia e ele me disse que vão ter agentes disfarçados para prender quem desobedecer as ordens, e com essa onda de terrorismo a coisa vai ficar feia. A senhora já ouviu falar em pistola de choque elétrico? Eu não, que diabo é esse? Esses gringos parecem que têm a arte do cão. Essa pistola dá um choque danado, o sujeito se borra todo nas calças. Não pense que é brincadeira. A polícia daqui comprou umas, mas não funcionou, porque as pilhas estavam estragadas e depois descobriram que elas eram feitas metade no Paraguai e metade na China. O fornecedor da bateria era do Ceará, ele contrabandeava o produto de Edinho, que fazia as baterias num muquifo lá nos Pernambués.

 

Mas eu conheço Edinho, ele consertava meu liquidificador e tá metido nisso? Pois é minha tia, o mundo está globalizado. Lá vem você com essa tal de globalização. Isso é mentira, é a mesma coisa daquela história do homem que foi a Lua. Só você e os orebas acreditam. A coisa é séria tia Maria, você pode ser presa e levar umas porradas e porrada dada não se tira, você sabe disso. Ninguém pode com esses gringos, eles não falam português, tem cada cassetete de dá inveja a Clotilde, que reclama de Damião. Aliás, minha tia, Damião continua molenga?  Nem dando uma surra de cansanção ele toma prumo, é caso perdido.

Mas meu filho, estou refém na minha própria casa? E se dê por satisfeita, porque eles poderiam muito bem tapar sua casa com um tapume, em nome da segurança dos jogadores e dos bacanas dos camarotes. Poxa, vou tomar uma cerveja para relaxar. Dessa marca não minha tia, não pode, pelo amor de Deus, guarda isso, você é subversiva?  
---------------------------------------
Jornalista e escritor