Página Inicial  |  Perfil  |  Equipe  |  Contato  | 
Links

  

redacao.noticia@noticiacapital.com.br
71 9128-9520

 
  Home - Poesias - Encontro do Dossiê Esperança
 

Categorias

  Brasil
  Cultura
  Cursos & Concursos
  Dos Blogs & Sites
  Economia
  Educação
  Entrevistas e Reportagens
  Esporte
  Geral
  Internacional
  Mosaico
  Municípios
  Notas
  Opinião
  Politica
  Salvador
  Saúde & Medicina
  Turismo
 

Colunistas

 Agenor Calazans
 Aldo Trípodi
 Alessandra Nascimento
 Gerson Brasil
 Gil Vicente Tavares
 Guto Amoedo
 Kim Niederauer
 Marcelo Torres
 Valter Xéu
 Vitor Carvalho
 

Serviços

  Coelba
  Embasa
  Auxílio a Lista
  Prefeitura de Salvador
  Previdência Social
  Receita Federal
 
COLUNISTAS
 Aldo Trípodi

 aldotripodi69@hotmail.com
 
Encontro do Dossiê Esperança
21 de Julho de 2013 19:54

No próximo dia 27, às 19h o ateliê de Cerâmica Dulce Cardoso recebe convidados para conferir a apresentação do trailer e making of das primeiras cenas filmadas para compor o projeto em sua casa na federação. Neste primeiro encontro que antecede a estreia, serão projetados trechos dos primeiros entrevistados, tendo em vista que o projeto está em fase de produção com objetivo de ser lançado para o público até o final do ano. Um momento oportuno para um reencontro regado a alegria e Chandon com os deliciosos cupcakes de Rita Brandão que fará os mimos personalizados com identidade visual do “Dossiê Esperança” para os convidados da noite.

“Estes artistas estão despindo suas experiências de vida para a gente. Eles estão curiosos e a gente também então tivemos a ideia de promover este encontro mesmo sabendo que ainda temos muito trabalho pela frente”. Diz Renata.

Com o intuito de registrar trajetórias e reativar emoções entre artistas visuais do cenário baiano, a documentarista e memorialista Renata Rocha, em parceria com o publicitário baiano Maurício Calleia, está produzindo, de modo independente, o projeto “Dossiê Esperança”, uma série de curtas-metragens que reúne conteúdo de relevância histórica através da linguagem audiovisual numa série de documentários que prometem ilustrar vida e obra de artistas e intelectuais comprometidos com a cultura baiana. Os personagens convidados para estrear o projeto estão mergulhando de corpo e alma em uma verdadeira maratona de filmagens promovida por Renata e Maurício, por ser um projeto que resgata fatos importantes para a memória das artes, através da apresentação do acervo e depoimento de marcos da área na Bahia. Uma iniciativa sem patrocínios, bancada com recursos próprios, que, nesta primeira ação, reúne nomes como Mario Cravo Junior, Lygia Sampaio, Sante Scaldaferri, Juarez Paraíso, Eckenberg, Justino Marinho, César Romero, Adilson Santos, Zú Campos, Ligya Milton, Nilson Mendes, José Antônio Saja, Dulce Cardoso, Leonel Mattos e Márcia Magno.

Nas filmagens, Renata - que comanda a produtora Brasil Comunicare – assumiu direção e roteiro, enquanto Calléia, à frente da 3D Motion, comanda a fotografia e montagem. Ao final do projeto, serão produzidas 15 obras audiovisuais, sendo que cada um deles terá entre 20 e 35 minutos de duração, aproximadamente, e contará com recursos tecnológicos de alto nível em 3D. Cada curta foi intitulado inicialmente como “Adilson Santos - Símbolos e mistérios”, “César Romero - Emblemas brasilianos”, “Dulce Cardoso - Toques e encantos”, “Eckenberg vive aqui”, “Saja - Um homem comum”, “O Paraíso de Juarez”, “Justino Marinho – Além de ontem”, “Encontro com Leonel Mattos”, “Lygia Milton - Caminhos do tempo”, “Lygia Sampaio - A modernista baiana”, “O olhar Magno de Márcia”, “Nilson Mendes - Um cozido cultural”, “Sante Scaldaferri - Um olhar inquieto”, “Mestre Zú - Aprendiz do saber”.

A equipe é reduzida em função do caráter independente do projeto. “Estamos trabalhando e nos divertindo num ofício que nos contenta e que nos realiza como pessoas e profissionais. O fato de fazermos em dupla facilita nossa concentração e os entrevistados ficam mais à vontade. Mesmo com as dificuldades, acaba dando tudo certo no final”, explica a diretora.

O Dossiê Esperança é uma ação que se propõe a criar filmes com artistas e intelectuais do cenário baiano com narrativa simples, poética, bem construída e rica. Uma amostra da transversalidade do Dossiê Esperança é a participação do ator Nilson Mendes e do filósofo José Antônio Saja em dois dos curtas, justamente, segundo ela, para propor um diálogo entre as áreas

Outro fator determinante para a realização do projeto é a certeza que a arte é um dos melhores caminhos para transformação de uma sociedade. Trata-se de um trabalho comprometido com a cultura, que está sendo executado com toda liberdade que um profissional gostaria de ter, pautada na ética, acima de tudo.

As cenas estão sendo filmadas em Full HD e vão gerar conteúdos em Blu- Ray, a mídia da nova geração que armazena vídeo e áudio de alta definição, fazendo com que cada curta tenha uma mídia com menus que indicam fotos das obras, making-of, entrevistas nas integra e todo material publicado na imprensa. A Direção de Arte é assinada por Adriana Teixeira, colaboradora responsável pelo conceito gráfico.

A previsão é que Dossiê Esperança seja apresentado durante avant première para 600 convidados, prevista para o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro. O evento acontecerá, simultaneamente, em quatro salas de cinema da capital baiana.