Página Inicial  |  Perfil  |  Equipe  |  Contato  | 
Links

  

redacao.noticia@noticiacapital.com.br
71 9128-9520

                             
 
  Home - Notícias - Secretaria Municipal da Saúde faz bloqueio contra raiva em Plataforma
 

Categorias

  Brasil
  Cultura
  Cursos & Concursos
  Dos Blogs & Sites
  Economia
  Educação
  Entrevistas e Reportagens
  Esporte
  Geral
  Internacional
  Mosaico
  Municípios
  Notas
  Opinião
  Politica
  Salvador
  Saúde & Medicina
  Turismo
 

Colunistas

 Agenor Calazans
 Aldo Trípodi
 Alessandra Nascimento
 Gerson Brasil
 Gil Vicente Tavares
 Guto Amoedo
 Kim Niederauer
 Marcelo Torres
 Valter Xéu
 Vitor Carvalho
 

Serviços

  Coelba
  Embasa
  Auxílio a Lista
  Prefeitura de Salvador
  Previdência Social
  Receita Federal
 
NOTÍCIAS
 
Secretaria Municipal da Saúde faz bloqueio contra raiva em Plataforma
27/01/2017 20:25:43

Após a notícia de um caso suspeito de raiva em um homem de 35 anos, morador do bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) enviou de imediato uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para realizar a vacinação de possíveis animais não imunizados na região da ocorrência na manhã desta sexta-feira (27).

"Fizemos uma ação de bloqueio no entorno da localidade onde o rapaz foi atacado pelo cão com o objetivo de realizar uma busca ativa de animais não imunizados. Na próxima segunda-feira (30) daremos continuidade a mobilização no bairro de Plataforma para evitar uma possível circulação do vírus da raiva entre os animais da região", explicou Aroldo Carneiro, veterinário do CCZ.

Mordido por um cachorro na mão esquerda em 20 de dezembro do ano passado, o homem só procurou o serviço de saúde para vacinação 10 dias depois do incidente, período que possibilita a abertura de uma janela imunológica para o desenvolvimento do agravo.

"Estamos falando de um paciente que realizou o ciclo completo do soro antirrábico humano, mas que demorou muito para iniciar o processo de imunização. Esse tempo entre o momento do acidente e a hora em que o rapaz foi vacinado, abre a possibilidade para o desenvolvimento do agravo. Sempre nesses casos de acidentes com animais a orientação é que o indivíduo busque de imediato uma unidade de emergência para avaliação médica", pontuou Isabel Guimarães, coordenadora de Vigilância à Saúde, explicando ainda que o município disponibiliza a vacina e o soro antirrábico para humanos em caso de ferimentos provocados por animais suspeitos nas nove UPA's da rede.

O paciente segue internado no Hospital Couto Maia e amostras laboratoriais seguem sob análise para confirmação das causas sintomáticas. O último caso de raiva humana registrado em Salvador foi no ano de 2004.


 
 

 

 


 

 

 
 



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



 
 
create', 'UA-40109063-1', 'noticiacapital.com.br'); ga('send', 'pageview');