Página Inicial  |  Perfil  |  Equipe  |  Contato  | 
Links

  

redacao.noticia@noticiacapital.com.br
71 9128-9520

                             
 
  Home - Notícias - Márcia Ganem inicia programa de formação em Design Dialógico na Ilha de Itaparica
 

Categorias

  Brasil
  Cultura
  Cursos & Concursos
  Dos Blogs & Sites
  Economia
  Educação
  Entrevistas e Reportagens
  Esporte
  Geral
  Internacional
  Mosaico
  Municípios
  Notas
  Opinião
  Politica
  Salvador
  Saúde & Medicina
  Turismo
 

Colunistas

 Agenor Calazans
 Aldo Trípodi
 Alessandra Nascimento
 Gerson Brasil
 Gil Vicente Tavares
 Guto Amoedo
 Kim Niederauer
 Marcelo Torres
 Valter Xéu
 Vitor Carvalho
 

Serviços

  Coelba
  Embasa
  Auxílio a Lista
  Prefeitura de Salvador
  Previdência Social
  Receita Federal
 
NOTÍCIAS
 
Márcia Ganem inicia programa de formação em Design Dialógico na Ilha de Itaparica
16/03/2017 19:02:09

Design Dialógico - uma Estratégia para a Gestão Criativa de Território é o novo projeto da multifacetada estilista Márcia Ganem, com base no programa capitaneado pelo Instituto de Design e Inovação – INDI. Trata-se de um programa integrado de qualificação em cultura lançado em janeiro, que tem como proposta potencializar projetos voltados para o desenvolvimento sustentável de cinco territórios na Bahia – Ilha de Itaparica, Valença, Maraú, Saubara e Chapada Diamantina –, com base na identidade cultural de cada um deles. O objetivo maior é mapear, capacitar e valorizar as iniciativas culturais dos territórios que demonstrem potencial de ativação da economia criativa.

O programa – que tem como facilitadores a própria Márcia e Inês Grimaux, atual presidente do INDI, entre outros profissionais – pretende transformar o resultado de cada ideia em empreendimento criativo, impulsionado por um design inovador, por uma plataforma digital que articula em rede os vários projetos e territórios, pela produção de vídeos-documentários, pelo desenvolvimento de uma inteligência coletiva que suscite o interesse de parcerias públicas e privadas e pela conscientização de que as ações podem transformar territórios em ecossistemas criativos. “O programa quer mostrar que o design pode e deve estar ao alcance de todos, que a sociedade civil também pode se apropriar dele”, explica Márcia.

O Design Dialógico acaba de passar pelo território da Ilha de Itaparica, onde selecionou 13 projetos nas áreas de ecoturismo, artesanato, artesanato náutico, educação ambiental, valorização e plantio das frutas e ervas nativas, educação e cidadania, consciência étnica, moda, resgate de memória, fotografia, teatro, artes plásticas e saúde, todos eles propostos por integrantes da comunidade local.

Alguns dos projetos da Ilha de Itaparica são o Maré de Março, que integra a preservação do meio ambiente, a valorização do patrimônio histórico-cultural e o desenvolvimento econômico sustentável; o Terra das Crianças, envolvendo 300 pessoas entre alunos, professores e funcionários da Escola Coração de Jesus, tem como objetivo contribuir com a inclusão social de crianças e jovens através da sua participação na conservação e manejo de recursos naturais. Na área de artesanato náutico, o projeto Vamos Navegar resgata a construção de miniatura dos saveiros, tão presentes na história da Ilha de Itaparica. Já o projeto Além dos Cachos, idealizado por três educadoras afrodescendentes de diferentes áreas de formação, foi desenvolvido para criar um espaço de diálogo que aborde temas como identidade, pertencimento, colonialismo e estética negra, entre outros.

Os 13 projetos serão apresentados a convidados dirigentes da gestão pública e privada no dia 26 de março, durante excursão de barco pela Baía de Todos os Santos, promovida pelo projeto Maré de Março, que mostrará os sítios históricos que contribuíram para o desenvolvimento da Ilha de Itaparica e a construção de diversas cidades do Recôncavo Baiano e de Salvador no período colonial. As informações sobre o projeto Design Dialógico - uma Estratégia para a Gestão Criativa de Território estão no site www.designdialogico.com.

Sobre o projeto
O Design Dialógico: Gestão Criativa, Inovação e Tradição foi criado por Márcia Ganem, também autora do livro homônimo, tendo como base o programa do Instituto de Design e Inovação – INDI. A instituição, uma entidade civil sem fins lucrativos, foi criada em 2006 por um grupo de designers, ambientalistas e artistas, com o objetivo de desenvolver projetos visando a inserir a cultura da criatividade e inovação pautada essencialmente na identidade e no diálogo. O programa é composto por cursos livres de Design, Plataforma Web, Inteligência Coletiva e Áudio Visual, além de coaching e monitoria.

A cada ciclo do programa por localidade, os projetos serão apresentados em diversos formatos, como exposições, espaços de memória, festivais, desfiles, rotas turísticas e outras alternativas, buscando o encontro com possíveis parceiros da gestão municipal, estadual, federal, iniciativa privada e universidades, para continuidade de ações.


 
 

 

 


 

 

 
 



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



 
 
create', 'UA-40109063-1', 'noticiacapital.com.br'); ga('send', 'pageview');