Página Inicial  |  Perfil  |  Equipe  |  Contato  | 
Links

  

redacao.noticia@noticiacapital.com.br
71 9128-9520

                             
 
  Home - Notícias - Instituto de Cegos da Bahia promove inclusão digital para crianças e adolescentes
 

Categorias

  Brasil
  Cultura
  Cursos & Concursos
  Dos Blogs & Sites
  Economia
  Educação
  Entrevistas e Reportagens
  Esporte
  Geral
  Internacional
  Mosaico
  Municípios
  Notas
  Opinião
  Politica
  Salvador
  Saúde & Medicina
  Turismo
 

Colunistas

 Agenor Calazans
 Aldo Trípodi
 Alessandra Nascimento
 Gerson Brasil
 Gil Vicente Tavares
 Guto Amoedo
 Kim Niederauer
 Marcelo Torres
 Valter Xéu
 Vitor Carvalho
 

Serviços

  Coelba
  Embasa
  Auxílio a Lista
  Prefeitura de Salvador
  Previdência Social
  Receita Federal
 
NOTÍCIAS
 
Instituto de Cegos da Bahia promove inclusão digital para crianças e adolescentes
21/04/2017 11:19:33

Há mais de 80 anos realizando um trabalho social de amparo aos deficientes visuais do estado, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) promove também um importante incentivo à inclusão digital para crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto. 

Através do projeto “Experienciando leituras: Acessibilidade digital para crianças e adolescentes com deficiência visual”, os jovens atendidos pelo Instituto conseguem resgatar sua autoestima e autonomia por meio de uma proposta de ação pedagógica que possibilita a construção e troca de conhecimentos.

Isso é possível graças à aquisição de quatro equipamentos específicos que facilitam ainda mais o desenvolvimento pedagógico desses jovens: Impressora Braille, que realiza a conversão de todo tipo de texto eletrônico para o formato de leitura e escrita tátil utilizada por cegos e surdocegos; Fusora para relevos táteis, que permite criar mapas táteis, diagramas, textos e gráficos; Linha Braille, um hardware que exibe dinamicamente em Braille a informação da tela ligada a uma porta de saída do computador; e Scanner com voz, que converte documentos impressos em Braille.

Essas máquinas permitem a produção de material didático adaptado, ensino da leitura e da escrita de textos em diferentes modalidades e ensino da usabilidade de recursos de Tecnologia Assistiva, em oficinas realizadas para crianças e adolescentes cegos e com baixa visão, suas famílias e comunidade e também formação de professores, como explica a professora do Instituto, Adriany Thatcher: “à medida que as crianças com deficiência visual passam a ter acesso ao material adaptado, isso facilita o seu desenvolvimento, aumenta a sua autonomia e autoestima. Isso se reflete também naqueles que enxergam quando percebem que esses colegas também conseguem aprender, há importante interação”.

Esse trabalho pedagógico será apresentado AMANHÃ , 20 de abril, às 10h, na sede do ICB (Rua São José de Baixo, 55, Barbalho), em celebração à semana em que é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil.

Campanha solidária

Amanhã (20), também haverá o encerramento oficial da campanha de arrecadação de produtos de limpeza realizada pela Texto & Cia em parceria com o Instituto Sabin. A ação mobilizou colaboradores e comunidade para tentar amenizar um dos problemas enfrentados pelo Instituto: os altos gastos com itens de limpeza.

“Essa iniciativa foi de vital importância para o ICB. O engajamento de empresas socialmente responsáveis com as instituições filantrópicas e suas causas colabora para a sustentabilidade das mesmas, contribuindo para a continuidade das ações e projetos nela desenvolvidos. Agradecemos à Texto e Cia e ao Laboratório Sabin por se unirem nessa bela iniciativa em prol do ICB”, declara a assessora de captação de recursos do Instituto de Cegos, Consuelo Alban.

Cerca de 400 produtos foram arrecadados no total desde o início da campanha, em dezembro do ano passado. Os itens foram recolhidos tanto na sede da Texto & Cia, quanto em todas as unidades do Sabin em Salvador.

“Acho que as empresas devem exercitar seu papel social contribuindo com a comunidade onde atuam. Escolhemos ajudar o ICB porque ele acaba sendo mais assistido apenas pelas pessoas que convivem com essa deficiência e isso é pouco. Além disso, é encantador como eles enxergam sem ver enquanto nossa sociedade está precisando enxergar mais e melhor”, afirma a diretora da Texto & Cia, Monique Melo.

O gerente executivo do Instituto Sabin, Fabio Deboni, reforça que esses produtos são de grande importância para qualquer entidade social, porque poucas pessoas doam esse tipo de item. “Em geral, só pensamos em doar cestas básicas e nos esquecemos que muitas entidades sociais gastam muito dinheiro comprando produtos de limpeza”, explica.

Sobre o Instituto de Cegos da Bahia

O ICB foi inaugurado, oficialmente, no dia 30 de abril de 1933, em um casarão doado pelo então prefeito, Americano Costa, no bairro do Barbalho, centro de Salvador. Idealizada pelo professor Alberto de Assis, a organização surgiu da vontade de amparar deficientes visuais que viviam pelas ruas da capital baiana sem qualquer tipo de assistência.

Hoje, além do Centro de Intervenção Precoce (CIP) que atende bebês que apresentem problemas de visão, o Instituto também atua por meio de mais quatro divisões - os Centros de Educação Complementar (CEC), Tecnologia da Informação (CETIN), Apoio Terapêutico (CAT) e Centro Médico Oftalmológico (CMO).

Colaboração

Qualquer pessoa, em qualquer época do ano, pode ajudar o Instituto de Cegos da Bahia, mas poucos sabem disso. A colaboração pode ser financeira, através do site do ICB, ou por depósito em conta (ver dados abaixo). Há, ainda, a possibilidade de doar produtos – em bom estado de conservação – para a realização de um brechó. Neste caso, o dinheiro captado será todo revertido para a instituição. Mais informações pelo telefone (71) 3017-1800.


Dados bancários:

Banco Bradesco

Agência: 3662-5

Conta corrente: 11305-0


 
 

 

 


 

 

 
 



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



 
 
create', 'UA-40109063-1', 'noticiacapital.com.br'); ga('send', 'pageview');