Página Inicial  |  Perfil  |  Equipe  |  Contato  | 
Links

  

redacao.noticia@noticiacapital.com.br
71 9128-9520

                             
 
  Home - Notícias - Projeto Arte e Capoeira no Parque terá segundo encontro neste domingo
 

Categorias

  Brasil
  Cultura
  Cursos & Concursos
  Dos Blogs & Sites
  Economia
  Educação
  Entrevistas e Reportagens
  Esporte
  Geral
  Internacional
  Mosaico
  Municípios
  Notas
  Opinião
  Politica
  Salvador
  Saúde & Medicina
  Turismo
 

Colunistas

 Agenor Calazans
 Aldo Trípodi
 Alessandra Nascimento
 Gerson Brasil
 Gil Vicente Tavares
 Guto Amoedo
 Kim Niederauer
 Marcelo Torres
 Valter Xéu
 Vitor Carvalho
 

Serviços

  Coelba
  Embasa
  Auxílio a Lista
  Prefeitura de Salvador
  Previdência Social
  Receita Federal
 
NOTÍCIAS
 
Projeto Arte e Capoeira no Parque terá segundo encontro neste domingo
25/04/2017 18:58:01

Após o primeiro encontro, realizado no último mês de março no Parque São Bartolomeu (foto), o projeto Encontro Infantil Arte e Capoeira no Parque volta a reunir crianças próximo dia 30 (domingo), desta vez no Parque Pituaçu, a partir das 8h. Será mais uma manhã para difundir e semear essa arte e cultura milenar que é a capoeira, associando a sua vivência ao contexto de preservação ambiental.

No encontro, acontecerão oficinas de musicalidade, envolvendo o berimbau, pandeiro, agogô, reco-reco e atabaque, além de uma oficina de educação ambiental. O objetivo é ensinar de forma lúdica a importância da capoeira na construção da identidade cultural e social brasileira, tomando como base a valorização da ancestralidade. O público infantil prioritário é oriundo de entidades que já trabalham com a difusão da capoeira, mas as crianças que estiverem no parque serão inseridas nas atividades e atendidas gratuitamente.

O projeto está na sua segunda temporada e é resultado da iniciativa da Associação Cultural de Capoeira Gangara (São Caetano), presidida pelo Mestre Nal, que propõe uma ação coletiva de grupos de capoeira da Bahia, sendo eles a Associação Regional da Bahia (Massaranduba), tendo à frente Mestre Careca, Grupo Berimbau Cruzado (Plataforma), dirigida por Mestre Berico, Associação de Capoeira Calabar (Calabar), presidida por Mestre Malvina, e Associação Cultural Renovação (Nordeste), com direção de Mestre The Flash.

O Encontro Infantil Arte e Capoeira no Parque também cumpre o objetivo de dinamizar espaços públicos da cidade, tendo sido premiado pelo edital 013/2016 da Secretária de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), Fundo de Cultura, e Secretaria da Fazenda.

O projeto ainda contempla a confecção de uma cartilha de educação patrimonial, voltada para as crianças com foco na capoeira, desenvolvida por Franciane Simplicio (Bizonha), capoeirista e mestra em educação pela UFBA, juntamente com Dayse Simplicio (Formiga), capoeirista e socióloga. A publicação possibilita o entendimento do universo temporal da capoeira: passado, presente e futuro e preservação dessa memória.

A cartilha será distribuída gratuitamente às crianças participantes do evento e estendida a outros grupos de capoeira que desenvolvem trabalhos com crianças e tenham interesse no material, que pode ser solicitado através do e-mail: marecheiaproducoescriativas@gm ail.com.

SERVIÇO:
Encontro Infantil Arte e Capoeira no Parque
Dia: 30 de abril (domingo)
Horário: 8h
Local: Parque de Pituaçu


 
 

 

 


 

 

 
 



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



 
 
create', 'UA-40109063-1', 'noticiacapital.com.br'); ga('send', 'pageview');