Página Inicial  |  Perfil  |  Equipe  |  Contato  | 
Links

  

redacao.noticia@noticiacapital.com.br
71 9128-9520

                             
 
  Home - Notícias - Para Rui Costa, modernização da Concha é um marco no projeto de valorização da cultura baiana
 

Categorias

  Brasil
  Cultura
  Cursos & Concursos
  Dos Blogs & Sites
  Economia
  Educação
  Entrevistas e Reportagens
  Esporte
  Geral
  Internacional
  Mosaico
  Municípios
  Notas
  Opinião
  Politica
  Salvador
  Saúde & Medicina
  Turismo
 

Colunistas

 Agenor Calazans
 Aldo Trípodi
 Alessandra Nascimento
 Gerson Brasil
 Gil Vicente Tavares
 Guto Amoedo
 Kim Niederauer
 Marcelo Torres
 Valter Xéu
 Vitor Carvalho
 

Serviços

  Coelba
  Embasa
  Auxílio a Lista
  Prefeitura de Salvador
  Previdência Social
  Receita Federal
 
NOTÍCIAS
 
Para Rui Costa, modernização da Concha é um marco no projeto de valorização da cultura baiana
10/05/2017 07:45:29

Um dos espaços mais queridos dos baianos e turistas, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves comemora, no próximo sábado (13), um ano de reabertura. A Concha passou por uma grande reforma que a colocou de volta no cenário cultural do país. As obras físicas e a aquisição de novos equipamentos resultaram de um investimento de R$ 90 milhões do Governo do Estado, que assegurou um amplo processo de revitalização e modernização, possibilitando mais conforto, comodidade e acessibilidade para o público e artistas.

Um dos destaques do projeto foi a introdução de novas tecnologias na sonorização e iluminação, que enriqueceram ainda mais a qualidade dos espetáculos. As arquibancadas, que têm capacidade para cinco mil pessoas, foram recuperadas. A Concha ganhou ainda novos camarotes e camarins, além da passarela técnica, que ganhou esse nome por conta do formato plano e de fácil acesso. Novas instalações também foram construídas: uma casa de máquinas, estacionamento de cinco pavimentos com capacidade para 300 veículos.

Com a casa renovada, o público tem marcado presença em espetáculos de diferentes estilos. Ao longo dos últimos 12 meses, mais de 240 mil pessoas foram à Concha para assistir a 66 espetáculos. Com média de 3,6 mil pessoas por evento, muitas dessas apresentações tiveram capacidade máxima de público.

Para o governador Rui Costa, a reabertura da Concha foi um marco importante para o Governo do Estado, que nos últimos anos vem promovendo a valorização da cultura, em suas diversas formas de expressão. “O Estado tem investido tanto em equipamentos quanto em ações de valorização da arte e cultura baianas. É com muito orgulho que comemoro esse aniversário da Concha, um equipamento emblemático para o povo baiano e, mais especialmente, para Salvador, por onde passaram artistas dos mais variados estilos”, afirmou.

Na avaliação do secretário de Cultura, Jorge Portugal, o balanço do primeiro ano de funcionamento da Concha Acústica é muito positivo. “Com sua reabertura, a Concha voltou a ser o desejo de dez entre dez artistas. A programação sempre atrai um grande volume de espectadores, o que expressa a falta que o público e artistas sentiam do espaço”, ressalta Portugal.

Inovações

Embora tenha passado por uma profunda intervenção, a característica marcante da Concha foi mantida. O formato original em semiarena a céu aberto foi preservado, mas a lona especial tensionada, fixada em estruturas metálicas, que cobre o palco e a parte plana superior da plateia, foi retirada.

Em seu lugar, foi instalada a passarela técnica, a principal inovação do projeto – uma plataforma elevada sobre a cobertura do palco, criada para facilitar a montagem dos shows e contribuir para a formação de profissionais em engenharia do espetáculo, permitindo muito mais possibilidades cênicas.

A arquibancada e o ‘diamante’, como é designado a estrutura do palco, são originais dos anos 50 – tombados nacionalmente como arquitetura moderna – e foram conservados. “Mas o entorno mudou muito, cresceu bastante, pois um dos maiores investimentos que fizemos foi em tecnologia”, ressalta Moacyr Gramacho, diretor do complexo cultural do Teatro Castro Alves.


 
 

 

 


 

 

 
 



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.



 
 
create', 'UA-40109063-1', 'noticiacapital.com.br'); ga('send', 'pageview');