Sucatas de carros em céu aberto vão ser recolhidas pela Prefeitura

      
Sucatas de automóveis colocadas em vários locais, em céu aberto, nos bairros de Feira de Santana, vão ser recolhidas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP). O órgão iniciará o recolhimento das denominadas sucata ferrosa – não apenas de automóveis - a partir da próxima terça-feira, 18.

A iniciativa, segundo o secretário da pasta, Justiniano França, atende a um Acordo de Cooperação firmado entre o Governo do Município e a Cooperativa dos Badameiros de Feira de Santana (COOBAFS). O objetivo do entendimento é a preservação do meio ambiente, o aperfeiçoamento da coleta seletiva solidária e o fomento aos catadores de materiais recicláveis e de resíduos sólidos.

A sucata coletada pela SESP será destinada à COOBAFS, que desenvolverá atividades relacionadas ao meio ambiente equilibrado, gerando oportunidades de trabalho, renda e de negócios aos catadores, uma vez que esse tipo de material pode ser aproveitado para o abastecimento do mercado de siderurgia e metalurgia.

O secretário observa que a sucata ferrosa a céu aberto pode causar danos irreversíveis ao meio ambiente, além de ser um grande problema de saúde pública, visto que contribui para a poluição do solo e é um ambiente propício para a criação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.