Elinaldo lança “Prefeitura nos Bairros” em Camaçari

      

O prefeito Antonio Elinaldo, de Camaçari, lançou, ontem, quarta, 19, o programa “Prefeitura nos Bairros”, na localidade de Barra do Pojuca. O programa se constitui numa série de ações para a comunidade executadas por diversas secretarias. Entre os serviços estão a pavimentação asfáltica de 13 ruas - responsabilidade da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) -, reforma das barracas existentes da feira itinerante e aquisição de 20 novas pela Secretaria da Agricultura e Pesca (Sedap) e a capacitação de grupos culturais e povos tradicionais para atender o turismo étnico, pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec).

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) desenvolverá importantes ações de fomento ao esporte, como a construção de uma quadra poliesportiva, pista de skate e as reformas do campo de Tiririca e Morrinho. Por conta da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) ficam as realizações do Cajuc-Itinerante, que oferece assistência jurídica e Bolsa Família Itinerante, além da reativação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da localidade.

A unidade com melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Escola José Marques Teixeira, localizada na comunidade de Cachoeirinha em Barra do Pojuca, também será beneficiada com as ações do programa e vai passar por obras de recuperação. A Secretaria da Educação (Seduc) será responsável também pela implantação de novo roteiro com veículo dotado de acessibilidade para atender comunidades da zona rural como Tiririca, São José do Lodo, Cachoeirinha e Fazenda Cajazeiras, além da implantação de sistema informatizado de matrícula.

“Estamos atentos às necessidades do povo. O ‘Prefeitura nos Bairros’ tem a proposta de ouvir a população e definir ações básicas que melhorem a vida da comunidade”, declarou Elinaldo acrescentando: “quero o nosso governo próximo do povo, pois é para pessoas que governamos”, finalizou.

 

Programa -  A abertura contou com apresentações dos grupos culturais. Até as 17h, são ofertados serviços das secretarias de Serviços Públicos (Sesp), do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), da Educação (Seduc), da Cultura (Secult), da Saúde (Sesau), do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Secretaria da Infraestrutura e Habitação (Seinfra) e Ouvidoria Municipal, que contou com apoio de quatro fiscais de meio ambiente e uso do solo. Eles formalizaram denúncias de competência da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur).

 

O lançamento do “Prefeitura nos Bairros” em Barra do Pojuca foi um sucesso. O evento reuniu diversas pessoas da comunidade que tiveram a oportunidade de falar das demandas locais. Entre os serviços oferecidos no evento também ocorreram oficinas de reciclagem, exposições, orientações sobre atualização de caderneta vacinal e confecção de cartão SUS, além de iniciativas que já são realizadas no local como a operação tapa-buraco, roçagem, limpeza e iluminação.

 

A cada quinze dias o programa se instalará em uma comunidade. O próximo bairro contemplado será na sede do município, o Nova Vitória. E, na sequência, Catu de Abrantes e o Cristo Redentor. A cada ação do “Prefeitura nos Bairros”, por orientação do gestor do município, será feito um relatório com as necessidades das localidades.