Lançamento do Livro “Treze Contos Reais” em Cachoeira

      



Existe uma literatura baiana e ela aparece bem viva com o lançamento do livro de contos do escritor e jornalista José de Jesus Barreto, “Treze Contos Reais”, ilustrado pelo designer Enéas Guerra e editado com a qualidade e delicadeza da Solisluna Editora. A Bahia, o fazer e o jeito de sua gente estão presentes nos temas de cada conto, na linguagem, no texto dos escritos, nos traços dos desenhos, formato, diagramação, cores, na obra inteira.


O pré-lançamento acontece em Cachoeira, durante a FLICA - Feira Literária Internacional de Cachoeira/2017 que acontece de 5 a 8 de outubro, na cidade histórica do recôncavo, às margens do Paraguaçu. Mais precisamente na tarde do dia 7, sábado, às 16 hs, com a presença do autor e do ilustrador, autografando, na casinha azul da Fundação Maria America da Cruz onde está instalada a Solisluna Editora, praça principal onde acontece a Feira.


O livro
Muito se tem repetido que a Bahia é a terra do ‘já teve’. Como um baiano, artesão da palavra, insisto, faço a minha parte, como outros poetas, contista, romancistas, cronistas têm feito. Escrevemos. Esses contos têm uma abordagem baiana, entre a beleza e o assombro, os mistérios da vida, a magia dessa terra tão mítica, de divindades, batuques, sabores, labuta, percalços e desigualdades humanas. Neles, o real e o imaginário se misturam como se misturam as cores, as pessoas... – assim o escritor abre as portas, as páginas para a leitura dos “Treze Contos Reais”. Reais porque verdadeiros, reais pelo valor da criação.
A criatividade da obra está explícita no olhar, no pegar, no folhear. Capa vistosa, tamanho de 12,5cm x 19cm, manuseio fácil, 96 páginas, impressão em papel pólen bold. São contos curtos, uns minicontos, outro maior sobre Lampião, fechando o livro permeado de humor e drama. O leitor vai rir, aqui e alí, e pode também chorar, acolá. Nas letras, os sentimentos desse viver.


- Quando passei os olhos nos escritos me senti estimulado, encantei-me com a parceria entre as letras e os traços, seus significados. E logo passei a trabalhar usando a técnica da ‘hachura’, o bico de pena digital, buscando captar nos traços a alma do que estava lendo – explica o ilustrador.
E assim se fez a parceria José de Jesus Barreto & Enéas Guerra, para alegria da Solisluna Editora, tão cuidadosamente baiana. A edição de “Treze Contos Reais” é de Enéas Guerra e Valéria Pergentino; projeto gráfico e design de Valéria Pergentino e Elaine Quirelli. A capa é criação de Enéas Guerra. Depois da FLICA, a editora fará outros lançamentos do livro em Salvador.


*
O livro será vendido em Cachoeira durante a FLICA, estará nas principais livrarias de Salvador e pode ser adquirido também pelo site da editora - www.solisluna.com.br . Preço: 40 reais.