Mutirão contra câncer de mama da Prefeitura segue até terça-feira (31)

      



A programação da Campanha Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura de Salvador, está em sua última semana. Quem ainda não passou por atendimento de um profissional da saúde pode recorrer ao caminhão rosa, que estará no Dique do Tororó, apenas neste domingo (29), das 8h ao meio-dia. Na segunda-feira (30) e terça-feira (31), os atendimentos, exames clínicos e encaminhamentos estarão concentrados no estande da Estação da Lapa, das 8h às 17h. No local, também será disponibilizada micropigmentação para mulheres que já fizeram cirurgia mamária e desejam reconstruir as aréolas.

Também no dia 29, das 7h às 12h, um passeio ciclístico marcará as mobilizações de prevenção e combate ao câncer de mama, no Dique do Tororó. O evento esportivo é promovido pelo movimento Salvador Vai de Bike, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Política para Mulheres Infância e Juventude (SPMJ) e a Empresa Salvador Turismo (Saltur). Além do passeio, o público presente poderá contar com feira de serviços, uma ação de abraço simbólico e plantio de mudas de ipês.

Atendimento – Cerca de 1,8 mil atendimentos foram feitos no estande e no caminhão rosa desde o início do mês. Mesmo com o fim da campanha, nos postos de saúde do município continua a oferta de mamografias, além do estímulo ao acompanhamento periódico de saúde e a realização do autoexame das mamas. O câncer de mama continua sendo a principal causa morte por neoplasia entre a população feminina em idade fértil em Salvador. A forma mais eficaz de diagnóstico precoce e prevenção da doença é através da realização periódica da mamografia.