Rui entrega obras de requalificação com acessibilidade no entorno da Arena Fonte Nova

      



Um dos pontos mais importantes para a história da Bahia, o Centro Antigo de Salvador está cada vez mais bonito e valorizado com as obras de requalificação realizadas pelo Governo do Estado na região. Na manhã desta segunda-feira (13), o governador Rui Costa entregou obras de infraestrutura urbana no entorno da Arena Fonte Nova, na Rua Djalma Dutra e na Avenida Presidente Costa e Silva, no trecho que vai da Ladeira da Fonte das Pedras até a Estação da Lapa, e na Avenida Presidente Castelo Branco, no trecho que liga o Aquidabã ao bairro da Saúde.

“Nós concluímos na Djalma Dutra toda a parte de urbanização, com passeio e asfalto, e agora nós vamos fazer esse trecho da Fonte Nova e o contorno do Dique do Tororó. A ideia é requalificar a parte interna do Dique, dando mais acessibilidade, melhorando a infraestrutura com espaço para ciclismo. Toda a requalificação das ruas e passeios segue às normas de acessibilidade para garantir que todas as pessoas possam ter acesso às calçadas e equipamentos”, afirmou o governador Rui Costa, durante a entrega das obras.

O governador ainda vistoriou o andamento das obras na via que liga a Avenida Vasco da Gama à Arena Fonte Nova, e visitou a área da Avenida José Joaquim Seabra, região da feira da Sete Portas no sentido Aquidabã, que será recuperada a partir de dezembro. O valor total do investimento é de R$ 11 milhões.

“Essas obras complementam as obras do Centro Antigo de Salvador, um investimento muito importante, e nas próximas visitas vamos acompanhar as etapas que estão concluídas, como as ruas do Comércio e Barris, que vão ser entregues nas próximas semanas”, acrescentou o governador.

Centro Antigo

As intervenções integram o Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador para melhorar o fluxo de pessoas e veículos na região. No total, mais de 260 ruas de 11 bairros de Salvador receberão melhorias. As obras são executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).

De acordo com a titular da Sedur, Jusmari Oliveira, as obras ajudam a preservar a identidade da Bahia. “Este é um pedaço de nosso estado que todo o Brasil reconhece a importância histórica e cultural. O nosso objetivo é recuperar toda essa área e melhorar a vida de todas as pessoas que moram aqui”.

As melhorias contam com substituição de meio-fio, construção de passeios novos em concreto lavado, com piso podotátil e granito, assim como rampas de acessibilidade e construção de ciclovias. Para os moradores, a requalificação representa também a valorização de seus imóveis, como afirma a aposentada Ilza Menezes. "Eu moro no centro da cidade há mais de 40 anos. Antes era uma região muito prestigiada, mas foi se desvalorizando com o passar do tempo. Essas obras trazem novamente o brilho pra essa área que nunca devia ter se perdido".

Acessibilidade

Para facilitar o acesso de pedestres e pessoas com necessidades especiais, está sendo construída, ao longo do passeio, uma faixa exclusiva de serviços, onde serão colocados os postes e as lixeiras. Em alguns trechos das seis vias, contempladas pelo projeto, será implantada nova pavimentação asfáltica. A cadeirante Márcia Soares mora há 12 anos no bairro da Saúde e comemora as modificações. "Além de garantir um acesso mais fácil a essa parte da cidade, são obras que certamente estão melhorando a qualidade de vida das pessoas portadoras de necessidades especiais".