Vila Criativa tem nova programação no Bonfim

      



A Vila Criativa, espaço de exposição e comercialização de artesanato e decoração, localizado na Casa dos Romeiros, na Praça do Bonfim (ao lado da Basílica Santuário do Nosso Senhor do Bonfim), está de cara nova e vai funcionar a partir de amanhã (07), de terça a sexta-feira, das 8h às 18 horas. O local foi decorado com um painel do artista plástico e muralista Rildo Foge, de Ilhéus, que retrata o aspecto cultural da Festa do Bonfim.

O espaço é uma parceria com a Basílica, Devoção do Senhor do Bonfim e com o projeto social Bom Samaritano, comercializando artigos religiosos, imagens, artesanato em tecido, palha e outros materiais, além de toalhas, aventais e outros produtos para presentes e lembranças. A Vila Criativa expõe os artigos de cerca de 40 artesãos locais, além dos trabalhos da Cooperativa de Porto Sauípe, à base de palha de piaçava.

“Vamos retomar até o final do ano o espaço de gastronomia regional, mas já comercializamos os produtos da Coopercuc – Cooperativa de Agicultura Familiar de Canudos, com produtos feitos à base do umbu, como a cerveja e doces. Também retomaremos o projeto cultural nos finais de tarde. No momento, garantimos o funcionamento diário do espaço, comercializando a produção dos nossos artesãos”, informa a coordenadora e idealizadora do projeto Simone Reis.

A proposta do espaço é oferecer aos visitantes locais e turistas peças de artesanato de utilidade, decorativo, lúdico/religioso e souvenirs que lembrem a Bahia e a Igreja do Bonfim. “A vila é uma vitrine para o artesanato, oportunidade para os artesãos se profissionalizarem e escoarem suas produções”, conta.