1º CASO DO FREUD DE CÂNDIDO SALES

      



Por Henrique Ribeiro
Cândido Sales é uma pequena cidade, a última antes da divisa de BA/ MG.Um dos fundadores desta cidade foi o coronel Cândido Sales, mas conhecido como Candinho Capador. Há quem diga que o Freud de Cândido Sales é um descendente de última geração desta casta. Este macho psicanalista é discípulo legítimo de Freud até o cuspe. Ele é 10ortodoxo que atende seus clientes com muita energia, atitude e postura de ditador. Baiano da gema, grafite (negro) capoeirista, amante do carnaval, praia e futebol.

Atende com traje inspirado nos Filhos de Gandy, com um gorro branco, adornado com um diamante (falso) e uma pena de pavão; manto branco com um cinto de cordão trançado e vários colares de contas azuis e brancas; por baixo da roupa usa um short de praia e um camisa de time de cores preta e vermelha em homenagem a um time baiano do seu coração.

Detalhe muito importante, seu consultório não tem divã, costuma atender num tapete persa (falso)com almofa(o)das de seda. A cliente geo-moby-dick (gorda) chega e pergunta ao analista: – Queres que eu deite no divã? – Podes dançar um pouco do ritmo de Tincoãs, para se acalmar ou se preferis se axegue de forma relaxada no tapete persa. – Ok doutor – Aceita um chá de tapete de oxalá? – Não – com cara de quem conhece a amargura do chá e desaprova o uso. – Pois despeje o tacho, desembuche... – Eu sou fissurada na minha mãe, desejo o corpito dela, o senhor acha que eu tou com Complexo de Édipo? – Não, estás com o Complexo de Édipa – Este meu desejo tem fundo genético? – Este teu desejo é uma pouca sem vergonhice – Mas eu acho que eu “puxei” meu pai... ele gosta muito de mulheres e principalmente de minha mãe. – Minha amiga, deixe sua velha de lado e procure outro 1/2 de dá... vazão ao seu desejo mórbido em outra área... você gosta de música? – Gosto muito... tou até em busca de realizar uma carreira musical. – Quais as cantoras que lhe agradam? – Sou muito eclética, gosto de: Angela Ro Ro, Ana Carolina, Maria Gadú e minha deusa Daniela. – Já sei...você está no meio sexo-musical adequado ao seu desejo...vai em frente se sabe cantar, canalize seu desejo... você chega lá.

Henrique Ribeiro é médico cardiologista, autor do livro FREUD DE CÂNDIDO SALES