Bahia venceu pelo Nordestão

      



Por Zedejesusbarreto
O atual campeão do Nordeste recuperou-se, fora de casa, da derrota na estreia, venceu o Altos do Piauí, em Terezina, por2 x 0 e papou seus primeiros três pontos na competição. A equipe fez um primeiro tempo ruim, os gols saíram na segunda etapa.
O Altos estava invicto em casa, na temporada, e tem um ponto ganho na competição – empatou com o Náutico, 2 x 2, em Recife, na primeira rodada.
*
Bola rolando
A partida começou em ritmo lento. O Bahia melhor, com mais iniciativa, atuando mais no campo adversário. O Altos fechadinho, apostando nas bolas paradas e contragolpes. O primeiro chute a gol, de vera, foi de Gregore, de longe, forte, aos 20 minutos, para a rebatida do goleiro Gideão. De um lado, chutões; do outro, muito totó, passes laterais e pouca objetividade. Aos 46’, Mena com a bola dominada passou mal, errou feio deixando Manoel diante do goleiro Douglas; felizmente o atacante piauiense errou feio e perdeu a única chance da equipe da casa.
O Bahia teve mais a bola, jogou próximo da área adversária mas criou o quê? Fraca primeira etapa.
*
O Bahia voltou dos vestiários com uma substituição: Kayke no lugar do nulo Élber. E foi para a pressão: com 1 minuto, Kayke recebeu da direita, na área, fez a parede e Gregore encheu o pé, de longe, para boa defesa de Gideão, espalmando. A partida num ritmo mais veloz. O Tricolor mais ofensivo.
Aos 9’, Kayke tentou, a bola desviou na zaga. Aos 12’, numa trapalhada da zaga baiana, quase o Altos abriu o placar. Aos 15’, outra vez o Altos perdeu a chance.
- Gol ! 1 x 0 Bahia ! Num contragolpe em velocidade, Kayke aproveitou-se do cochilo da zaga local, ganhou na corrida, entrou de cara e finalizou bem. Ufa! Aos 15 minutos.
Aos 20 minutos, Zé Rafael tentou da entrada da área, colocado, mas a bola raspou a trave. O Altos foi pra cima, em busca do empate em casa. Na pressão, levantando bolas na área tricolor, que tentou acalmar, quebrou o ritmo. Aos 25’, Guto mexeu: Alione no lugar de Vinícius.
Aos 36’, após boa trama, Leo recebeu livre mas bateu fraco nas mãos de Gideão. Aos 38’, Élton pediu pra sair, exausto; entrou o garoto Luis Fernando. A equipe baiana deu mostras de estar pregada, sem pernas.
- Gol ! 2 x 0 , Zé Rafael, aos 42 minutos, recebendo de Kayke e finalizando forte, da entrada da área, após boa trama coletiva pelo lado esquerdo.
O segundo gol baixou o fogo do Altos, o tricolor administrou, caixão fechado, bom resultado.
*
Destaques:
Gregore, Leo e Élton incansáveis; Kayke fez um e trabalhou o segundo; Ze Rafael, pelo belo gol.
Gramado desnivelado, temperatura alta e arbitragem fraca.
*
Escalações :
- Bahia : Douglas, Mena, Tiago, Lucas Fonseca e Leo. Gregore, Elton e Vinícius (Alione) ; Ze Rafael, Elber (Kayke) e Edigar Junio. Técnico, Guto ‘Gordiola’ Ferreira.
- Altos (PI): Gideão, Vagner, Leone, Álisson e Netinho; Marcone, Dos Santos e Esquerdinha (Roger Gaucho); Américo (Dudu), Manoel e Bruno. Treinador, Waldemar Lemos.
No apito, José Ricardo Vasconcelos Laranjeiras (AL)
*
O Tricolor volta a campo no domingo, pelo Baianão; enfrenta o Jacobina, no norte da Chapada.
**
- No outro confronto da rodada, Ceará 1 x 0 CSA (AL), em Fortaleza.
**
Curtas:
- O Vitória recebe o Ferroviário (CE), no Barradão, quinta-feira à noite, valendo pela Copa do Nordeste. Domingo, no mesmo estádio, a Toca do Leão, encara o Bahia de Feira, pelo Baianão.
- O Rubro-negro anuncia a contratação do zagueiro Walisson, 26 anos, ex-Coritiba, para o lugar de Wallace, que foi pra Turquia. O meia Escudero, ex-ídolo do clube, deixou o Vasco e também interessa, pode voltar a vestir a camisa do Leão. E fala-se também na contratação do apoiador Rodrigo Andrade, 22 anos, do Paissandu. A confirmar.
*
- Até agora o Tricolor contratou 11 atletas, um time inteiro, para a temporada. O Rubro-negro contratou 10 novos. Vamos ver no que dá, em campo, jogando.
Copa do Brasil
- A Copa do Brasil começou. São 91 equipes na disputa. Os baianos: Vitória, Fluminense, Vitória da Conquista e Bahia.
A equipe de Conquista recebeu o Boa Esporte, no Lomanto Jr, na noite dessa terça, empatou de 0 x 0, e com este resultado o Vitória da Conquista já caiu fora, de cara. Segue o Boa Esporte na competição.
O Fluminense enfrenta o Santa Cruz no Joia da Princesa na noite desta quinta. Precisa vencer.
O Vitória joga em Ceará Mirim, Rio Grande do Norte, no dia 7 de fevereiro, contra o Globo.
O Bahia, atual Campeão do Nordeste, só entra na competição já nas oitavas de final.

*
Foto: EC Bahia