Projeto Bom Samaritano completa 10 anos atendendo pessoas carentes no Bonfim

      



O Projeto Bom Samaritano, braço social da Devoção do Nosso Senhor do Bonfim, está completando 10 anos. A data foi comemorada com uma missa no sábado (10), às 7 horas, na Basílica Santuário do Nosso Senhor do Bonfim, seguido de um café-da-manhã para os voluntários e assistidos, na sede do Projeto, na Praça do Bonfim.

A missa realizada pelo reitor do Santuário, Padre Edson Menezes Silva – idealizador do projeto - teve transmissão ao vivo pela webtv, através do site http://santuariosenhordobonfim.com/. Atualmente, o Projeto Bom Samaritano atende cerca de 300 pessoas. Inicialmente, os assistidos eram pessoas que pediam esmolas nos arredores da igreja. Elas foram convidadas a participar de ações sócio-educativas, sendo também assistidas espiritualmente.

Segundo a coordenadora do projeto, Eliana Maria Nunes de Souza, dos 45 atendidos incialmente, mais de 40% deles conseguiram ocupação no mercado. Muitos acabaram se tornando voluntários.

“O objetivo foi atender a essas pessoas que viviam da mendicância e dar a elas assistência de saúde, jurídica, formação, documentação, encaminhamento para o INSS, condições para que conquistassem a cidadania. Outras pessoas da comunidade passaram também a ser atendidas e o resultado é que a mendicância no entorno da igreja foi superada”, ressalta.