Estação espacial chinesa deve cair na Terra neste domingo

      



A estação chinesa Tiangong-1, cujos propulsores estão fora de controle desde 2016, deve reentrar na atmosfera na noite deste domingo, por volta das 23h25 GMT (20h25 de Brasília). A previsão foi feita pela Agência Espacial Europeia (ESA), que está administrando a campanha internacional de monitoramento da queda da estação espacial.


Apesar da reentrada na atmosfera não ser controlada e do prognóstico do local de queda da Tiangong-1 ser "extremamente variável", segundo o Estadão, a agência europeia afirma que a possibilidade de que um pedaço da estação caia em alguma pessoa é 10 milhões de vezes menor que a probabilidade anual da mesma pessoa ser atingida por um raio.


Segundo os cálculos da ESA, a esperada área de aterrisagem da estação abrange boa parte do planeta, mas os especialista da agência acreditam que a Tiangong 1 irá se desintegrar durante a reentrada na atmosfera terrestre, por isso, somente algumas partes podem chegar a superfície do planeta, em grande parte coberta de água ou desabitada. Ainda segundo o jornal, a estação é menor que outros objetos que já entraram na atmosfera de maneira não controlada no passado.
*Do Metro1