Automação do sistema adutor do São Francisco reduz custos e perdas de água

      



A Embasa concluiu, em março, a implantação do Centro de Controle de Operadores (CCO) do sistema adutor do São Francisco, um dos maiores sistemas integrados de abastecimento operados pela Embasa e que atende oito municípios da microrregião de Irecê (veja abaixo). O CCO permite o acionamento remoto dos conjuntos motor bomba distribuídos em 12 estações elevatórias do sistema, além da visualização em tempo real das informações mais relevantes para a operação do sistema. A automação reduziu em 80% os custos das equipes de operadores que atuavam no sistema adutor.

 

Além disso, a perda de água bruta, que era de 11,5%, diminuiu para 7%. A dificuldade de sincronia entre as estações elevatórias resultavam em uma perda de duas horas de abastecimento. Hoje, o CCO aciona os equipamentos do sistema simultaneamente e não existe mais intermitência na programação de funcionamento do sistema. As estações elevatórias agora estão interligadas via rádio e a visualização delas se dá através de um servidor exclusivo para automação, instalado na estação de tratamento de água, em Itaguaçu da Bahia.

 

“O que o operador fazia em campo, agora ele faz em frente ao computador. Consegue operar todo o sistema integrado pelo centro de controle”, disse Ângelo Ramos, gerente da Divisão de Manutenção da unidade regional da Embasa em Irecê. “Com o CCO, podemos gerar relatórios técnicos, registrar o histórico de funcionamento de acordo com os registros do colaborador que acessou o sistema, tudo isso em um banco de dados com pronta visualização”, explicou. Para o gerente regional da Embasa, Odirlei Rocha, a automação do Sistema Adutor do São Francisco representa um grande avanço na qualificação dos processos de operação. “Essa é uma ferramenta de gestão importantíssima, já que oferece todo esse controle do sistema”, comentou.

 

Atendimento

 

O sistema adutor do São Francisco atende 60.210 imóveis nos seguintes municípios da região de Irecê: Irecê, América Dourada, João Dourado, São Gabriel, Jussara, Itaguaçu da Bahia, Central e Presidente Dutra.