DAVID RIOS QUER TRANSPARÊNCIA NAS INFORMAÇÕES SOBRE A VIOLÊNCIA NA BAHIA

      



A fim de garantir o acesso aos dados sobre a violência no Estado, o deputado estadual David Rios apresentou Projeto de Lei para obrigar o Governo do Estado a publicar, no Portal da Transparência, as informações relacionadas à segurança pública na Bahia. Pela proposta, as informações terão que ser fornecidas por região, município, unidade policial, número de vítimas e tipo de crime (ocorrências).


Elas abrangem homicídios (dolosos e culposos); latrocínios (roubo seguido de assassinato), feminicídios; lesões corporais seguidas de morte; mortes a esclarecer ou sob suspeitas; homicídios culposos de trânsito e mortes acidentais no trânsito; furto e roubo de veículos; furtos e roubos comuns; assassinatos de policiais civis e militares, em serviço ou não; estupro e tentativa de estupro; tráfico, posse e uso de drogas (por quantidade e droga apreendida); apreensão de arma de fogo; prisões de adultos e apreensões de adolescentes e reincidência no sistema prisional.


As informações deverão ser atualizadas mensalmente. Segundo David Rios, a violência é um dos problemas mais grave da Bahia, que vem desafiando as autoridades e os órgãos de segurança pública, “um flagelo que amedronta os baianos, praticamente em todo Estado”. Por isso, na opinião do parlamentar, “é preciso conhecer a real dimensão do problema para auxiliar no enfrentamento necessário de todo tipo de violência que põe em risco a segurança e a vida do cidadão de bem”.