Crianças de Salvador tem 8,6% mais cárie do que a média do país (80,2%)

      



Maio de 2018 - De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal realizada pelo Ministério da Saúde, crianças de Salvador têm 8,6% mais cárie que a média do Brasil (80,2%). Os adolescentes (faixa de 12 anos) registram 5,7% mais cárie que a média do país. Já os jovens de 15 a 19 anos apresentam 15,4% mais cárie que a média do país (35,8%).

Fonte: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (2010).

 

Faixa etária

Salvador

Nordeste

Brasil

n

média

n

média

n

média

5 anos

228

88,8%

2.109

88,2%

7.217

80,2%

12 anos

255

59,8%

2.021

68,8%

7.247

54,1%

15 a 19 anos

207

51,2%

1.419

47,9%

5.367

35,8%

35 a 44 anos

267

10%

2.404

12%

9.564

8,8%

65 a 74 anos

261

3,6%

2.271

3,1%

7.509

1,9%

 

Cenário:

Outro levantamento realizado pelo Ministério da Saúde (2013) mostra que:

55,6% dos brasileiros não se consultam anualmente
1,4% dos homens e 1,7% das mulheres tinham grau intenso de dificuldade para se alimentar por problemas nos dentes ou dentadura
11% das pessoas de 18 anos ou mais de idade perderam todos os dentes (totaliza 16 milhões)
48,4% dos homens e 57,1% das mulheres usam escova de dente, pasta e fio dental para a limpeza dos dentes

Diante da realidade de 16 milhões de desdentados, em que 46% consideram difícil o acesso ao dentista em um país que tem o maior número de dentistas no mundo - são 260 mil - o Grupo Ateliê Oral percorre 12 capitais brasileiras para promover debates, novas tecnologias e tratamentos na odontologia que antes só eram possíveis a uma minoria da população e hoje são cada vez acessíveis. Até o momento mais de 400 dentistas já compartilharam essa experiência.

 

Salvador foi uma das escolhidas para sediar o encontro entre capitais como São Paulo, Fortaleza, Belém, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Foz do Iguaçu, Goiânia, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

 

Para o cirurgião-dentista Marcelo Kyrillos, sócio-diretor do Grupo Ateliê Oral e integrante do workshop Ateliê Oral World Tour que será realizado no Bahia Othon Palace em Salvador, no dia 26 de maio, “consultas semestrais ao dentista, uma higienização correta e uma alimentação adequada, para crianças e adultos, não devem ser vistas como algo complementar e, sim, um dever fundamental para evitar não só problemas bucais como, também, problemas de saúde. Doenças do coração, diabetes, entre outros males, muitas vezes são provenientes de cáries não tratadas, dores ignoradas, bactérias que entram pela boca e atingem a corrente sanguínea, entre outras causas”, explica Kyrillos.

 

 

Durante o World Tour, será apresentado um workflow de trabalho desenvolvido durante mais de 28 anos para a resolução de casos simples, médios ou extremamente complexos e as vantagens de planejar todas as etapas do tratamento antes de se começar a tratar um paciente. A metodologia será apresentada à imprensa, alunos e profissionais de odontologia de Salvador no dia 26 de maio.

 

“Estamos em um momento de virada da odontologia, seguindo o mesmo caminho da medicina no Brasil, que é o de contar com a tecnologia para democratizar o acesso à saúde. Levando em consideração que o Brasil tem 15% dos dentistas formados em todo o mundo e que chegam das universidades brasileiras para o mercado de trabalho de 7 a 9 mil dentistas por ano, a medicina bucal vai mudar muito em um futuro próximo. Tecnologias como o escaneamento digital da boca e a nova mentalidade dos profissionais são grandes caminhos para essa nova fase”, destaca Kyrillos que, junto aos demais sócios do Grupo, é responsável pelo treinamento de milhares de dentistas de todo o Brasil e autor de livros científicos sobre os cuidados da saúde bucal dos brasileiros.

 

 

Sobre “Arquitetura do Sorriso e a construção de uma marca” (2017): obra para empreendedores, empresários do ramo da Odontologia e profissionais das diversas especialidades do setor que procuram levar excelência e auto estima para o paciente, agregando sempre conhecimento, aperfeiçoamento e personalização para cada história que chega no consultório. Uma fonte de consulta que apresenta um conteúdo informativo e explicativo sobre planejamento e execução de cases de diversos graus de complexidade para alcançar o resultado na odontologia estética e satisfazer as expectativas do paciente.

 

SOBRE O GRUPO ATELIÊ ORAL: clínica odontológica pioneira em reunir, em um único lugar, um time de profissionais de todas as especialidades da odontologia e um laboratório artesanal, que atua há 28 anos no Brasil. Com a missão de fazer as pessoas felizes, a clínica é referência em serviço odontológico premium, pois harmoniza função, saúde e beleza em um protocolo de tratamento único, que a consolidou no mercado com base em serviços reconhecidos entre as mais de 10 mil pessoas tratadas em quase três décadas. Em 2017, se reposiciona com a abertura de matriz institucional (Grupo Ateliê) que, a partir de agora, amplia a chancela para valiosos projetos do mercado de odontologia e bem-estar no Brasil. Além das renomadas clínicas Ateliê Oral e Ateliê Oral Kids, nascem o Precision (laboratório digital de prótese dentária que presta serviços para profissionais de todo o país), Ateliê Oral Cursos e Ensino (que oferece capacitação aos profissionais brasileiros), e o mais novo lançamento do Grupo, a clínica de odontologia Made Me A, destinada a um atendimento estético e totalmente tecnológica.

 

Ateliê Oral World Tour - Salvador (Bahia)

Data: 26 de maio de 2018

Horário: 9h às 18h

Local: Bahia Othon Palace

Endereço: Av. Oceânica, 2294 - Ondina

Salvador - BA