Novo empreendimento gastronômico traz a cultura do Oriente Médio

      



Quer viver um pouco da experiência das ruas do Oriente Médio, comer bem e se sentir feliz, sem sair de Salvador? Agora já é possível. O Zaatar, novo empreendimento gastronômico da cidade, surge na Av. Paulo VI para suprir uma antiga carência do mercado local. De propriedade do conceituado e querido chef Adam Schnitman – também dono do restaurante Adam Cozinha Originaria -, o Zaatar nasceu do anseio de trazer um produto no conceito street food para Salvador, um produto que é extremamente difundido e apreciado no mundo inteiro.

 

“Com comidas rápidas, de extremo valor nutritivo e ingredientes frescos, o zaatar vem para preencher essa lacuna na capital baiana, onde ainda não tínhamos um shawarma e um falafel feito da forma mais tradicional possível como é produzido no Oriente Médio”, esclarece o empreendedor e chef Adam. O nome Zaatar advém da mistura de ervas secas, gergelim torrado e temperos característicos do Oriente Médio. As ervas mais comuns são o orégano, tomilho, manjerona e sumacre.

 

As carnes utilizadas na cozinha do empreendimento são bovina e de frango, cortadas em bifes, marinadas em temperos diferenciados e assadas em um espeto vertical, que é montado para que o corte da carne fique fino e macio. Nada no cardápio tem lactose, pois o restaurante é completamente lactose free. Para veganos e vegetarianos, todo o cardápio, exceto a carne e o frango, é próprio para o consumo. Não há nenhum outro tipo de proteína animal. Dessa forma, o Zaatar oferece o falafel na laffa (pão folha) ou no bowl para aqueles que não querem comer pão e o veggie, que são só os vegetais, molhos e pastas da pista fria. E ainda têm as porções extras como a porção de batata frita com zaatar.

 

“O Adam Cozinha Originaria e o Zaatar não são concorrentes, pelo contrário, eles se completam. O Adam oferece um almoço ou jantar tradicional como é esperado de um restaurante de qualidade; já o Zaatar foca em manter as mesmas características de conforto e ambiente convidativo, porém com uma refeição mais ágil e simples”, explica o chef Adam. Segundo ele, o Zaatar tem uma estrutura menor, com menos custos operacionais e fixos, contudo tem um grande potencial de crescimento.

 

O empreendimento, que está localizado na Av. Paulo VI, Ed. Empresarial Paulo VI, lojas 4 e 5 (em frente à Clinica Cedermes), é aconchegante e possui 12 lugares internos, em ambiente climatizado, e 30 externos. É possível estacionar na Rua Ramalho Ortigão – e, na entrada lateral do edifício, existe acesso aos cadeirantes. O funcionamento é de terça a sábado, das 17h30 às 23h, e aos domingos, das 17h30 às 22h. Futuramente, o espaço abrirá também no horário de almoço. http://www.zaatar.com.br/