Polêmicas Contemporâneas da UFBA: luta e protagonismo do povo negro no Brasil

      



O próximo encontro das Polêmicas Contemporâneas da Faculdade de Educação da UFBA debaterá Luta e protagonismo do povo negro no Brasil e acontecerá na próxima segunda feira, dia 14 de maio, a partir das 19 horas, no auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da UFBA (Federação), com transmissão ao vivo pelo Canal Polêmicas: canalpolemicas.faced.ufba.br.

O encontro será aberto com um depoimento em vídeo de Richard Santos, aka Big Richard, Rapper e professor da UFSB e contará com a presença dos professor Eduardo Oliveira, filósofo, antropólogo, educador, iniciado na Tradição de Ifá e coordenador do grupo de pesquisa Rede-Africanidades; da coordenadora geral do Ponto de Cultura Boiada Multicor, Kinda Rodrigues, produtora cultural e educomunicadora, ex-supervisora pedagógica no projeto "Mulheres no Audiovisual" e integrante da comissão organizadora da Mostra Itinerante de Cinema Negro Mahomed Bamba, diretora do documentário colaborativo "Caruru dos Meninos", entre outros; de Liu Bitencour, militante da organização política Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto, coordenadora da Escola Nacional de Ação e Formação panafricanista Winnie Mandela e acadêmica de direito da UFBA; de Aline Nzinga, militante e componente do Comando Vital da Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto, graduada em Ciências Sociais pela UFBA. O debate conterá também com a presença do vereador pelo PSB, Silvio Humberto, fundador e integrante do Instituto Stive Biko.

No encontro seguinte, programado para o dia 21 de maio, sempre às segundas feiras às 19 horas, o debate será sobre Mobilidade urbana e transporte público em Salvador.
Já confirmaram presença o pesquisador Daniel Caribe, administrador público e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia que estuda os sistemas de transporte no mundo, e os impactos destas medidas na produção do espaço e na realização do direito à cidade, o arquiteto e urbanista Carl von Hauenschild, o vereador pelo PTB, Kiki Bispo, a integrante do movimento Bike Anjo Salvador, Marcella Marconi.
Já confirmou presença representação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado da Bahia (SEDUR).
A coordenação de Polŵemicas Contemporâneas aguarda a confirmação da presença de uma representação da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Salvador e do Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Vereador Leo Prates, ambos já convidados através de suas assessorias e de contatos diretos.

Polêmicas Contemporâneas

Polêmicas Contemporâneas é uma disciplina criada em 2006 pelo Departamento de Educação II da Faculdade de Educação, sob a coordenação do professor Nelson Pretto, sendo oferecida para todos os cursos da UFBA. Seu objetivo maior é contribuir para uma formação mais ampla de todos os profissionais egressos da UFBA, uma vez que ao longo dos semestres são promovidos debates sobre temas que tradicionalmente não fariam parte dos currículos dos diversos cursos de graduação da UFBA.

Os debates estão abertos à ampla participação da sociedade, tanto presencialmente como através das redes sociais. Para tal, são usados intensamente o Twitter (@polemicas_ufba), Identi.ca, Facebook, Instagram, Diáspora, Flickr, Tumblr, entre outras, sempre com a hashtag #polemicas_ufba.

Para participar não é necessário inscrição prévia nem pagamento de taxas.

Todo o debate é gravado e depois disponibilizado para acesso livre, licenciado em Creative Commons (CC by), para uso pleno nas redes e na mídia. O site de Polemicas é www.polemicas.faced.ufba.br estando disponível um chat para perguntas e intervenções dos internautas em bit.ly/chatPolemicas