Zé Neto promove Sessão Especial para fortalecer as lutas dos Agentes Comunitários de Saúde

      



São muitos os desafios encontrados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE), referentes à discussão do Sistema Único de Saúde (SUS), e principalmente a valorização dessa categoria que é indispensável para a prestação de saúde com qualidade em todo o país. Visando ouvir os ACS e ACE, o Deputado Zé Neto promove, no próximo dia 24 de Maio (quinta-feira), às 09 horas, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma sessão especial para discutir diversos temas ligados à categoria.
Trata-se de uma audiência pública, que contará com profissionais de mais de 90 Municípios de todo o Estado, para discutir a luta por direitos, reivindicação por melhorias salariais, a PEC 22/2011 (a PEC da Dignidade), além da recente derrubada dos vetos da Lei Nº 13.595/18, que reformula diversas questões das carreiras dos agentes.
Uma das principais pautas para o debate é a PEC da Dignidade, que visa instituir de forma permanente uma política remuneratória de valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias. A proposta também vai tratar das regras de transição para atualização do piso, para que aconteça gradualmente até alcançar o valor final.
O Deputado Estadual Zé Neto milita há mais de 25 anos junto aos ACS e ACE, desde quando foi o primeiro advogado na Associação de Agentes Comunitários da Bahia, em Feira de Santana. Desde então, foram inúmeros esforços para valorização da categoria, sendo Zé Neto um dos membros do grupo nacional responsável pela elaboração da Emenda 51, que resultou na conquista da garantia da sonhada estabilidade constitucional para toda a categoria no Brasil. Ele reforça a importância do evento, que acontece desde o seu primeiro mandato. "Neste momento tão delicado no Brasil, que vivemos um imenso retrocesso, é cada vez mais importante e urgente nos reunirmos para alinharmos e nos comprometermos na luta pelos direitos da categoria, plano de carreira e incentivos”.
Zé Neto ainda ressalta que é fundamental manter a unidade da categoria e a sessão é um momento único para isso. "Permanentemente, estamos buscando esses encontros, que visam unir entidades, pessoas, organizações e apoio político junto ao Poder Legislativo".