Porto Seguro e Rio de Contas têm boa ocupação hoteleira neste Corpus Christi

      



Durante este feriadão de Corpus Christi, destinos turísticos baianos registram boa procura por meios de hospedagem. Em Porto Seguro, no Extremo Sul, a ocupação hoteleira deve chegar a 80%, segundo estimativa da seção local da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – (Abih-BA). “Mesmo com o período de baixa estação e consequências da greve dos caminhoneiros, a expectativa é de boa movimentação regional neste feriado, com muita gente que vem de Vitória da Conquista (BA) e Nanuque (MG)”, disse o presidente da Abih Regional, Wilson Spagnol.

 

Em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, onde a tradição do Corpus Christi é forte, a previsão da secretária municipal de Turismo, Cléria Soares Santos, é que os hotéis e pousadas cheguem à ocupação média de 70%, podendo melhorar a partir desta quinta, se a oferta de combustíveis se mantiver estável na região.

 

Algumas casas de hospedagem estão com lotação completa. É o caso da Pousada Pérola do Rio, localizada no centro e com mais de 30 acomodações. “Estamos com 100% das reservas preenchidas, não só para o Corpus Christi, mas também para o São João”, afirma a recepcionista Vera Lúcia.

 

Também os 18 quartos da Pousada Rio de Contas, uma das mais antigas da região, já foram reservadas por grupos que fazem passeios para a cidade nesta ocasião, informa o gerente Anfilófio Gottschall.

 

Nesta quinta, Dia de Corpus Christi, Rio de Contas ganha um colorido especial, com a colocação dos tapetes de pó de madeira no trajeto da procissão do Jesus Sacramentado. Já na noite de vésperas, luminárias penduradas nas casas e prédios públicos encantam os visitantes.

 

“Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural – Ipac estão vindo para cá para fazer o registro do evento como parte do processo de tombamento”, diz a secretária Cléria. Além da festa, as belezas naturais, com rios e cachoeiras, fazem de Rio de Contas um dos principais polos ecoturísticos da Bahia.

 

Destinos como a Praia do Forte, Morro de S. Paulo e Salvador podem registrar ocupação mediana em hotéis e pousadas. Os estabelecimentos que fazem prospecção de turistas têm obtido bom retorno nos feriados. Sauípe terá boa ocupação e a Praia do Forte deve chegar a 60%. Com a normalização da operação de travessia de Valença-Morro de São Paulo o fluxo para a região de Tinharé deve ser crescente nos próximos dias.