Porto de Aratu-Candeias homenageia seu padroeiro Santo Antônio

      



Nesta quarta-feira (12), acontece no Porto de Aratu-Candeias uma homenagem a Santo Antônio, padroeiro do porto. A programação religiosa e festiva é organizada pela Codeba, com o apoio de operadores, usuários e comunidade portuária. As atividades vão começar, a partir das 9 horas, com uma procissão que irá percorrer a área operacional do porto; ao lado da sede administrativa do porto, às 10 horas, será celebrada a Missa em Ação de Graça e, das 11:30 às 16:30, a festa de confraternização.

A tradição de homenagear Santo Antônio, como padroeiro do Porto de Aratu-Candeias, completa 38 anos. Os devotos acreditam que é o momento de agradecer as graças já alcançadas e também de renovar os pedidos de proteção e prosperidade para o porto e aos trabalhadores portuários.

 

Origem dos festejos

 

Preocupado em eliminar as ocorrências de acidentes, em 1980, o mecânico de manutenção industrial e funcionário do Porto, Antônio do Carmo, conhecido por “Pelé”, sugeriu aos colegas trazer a imagem de Santo Antônio para proteger toda a área portuária. Em apoio ao devoto, os empregados da oficina, com recursos próprios, compraram uma imagem e passaram a realizar as comemorações. Em 1992 foi inaugurada a Capela de Santo Antônio, ao lado do almoxarifado.

 

 

Programação dos festejos

 

ÁREA OPERACIONAL

9:00 - PROCISSÃO

 

AO LADO DA SEDE ADMINISTRATIVA DO PORTO DE ARATU-CANDEIAS

10:00 - MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

11:30 ÀS 16H30 - CONFRATERNIZAÇÃO