Falha libera contatos de 800 mil usuários bloqueados no Facebook

      



O Facebook admitiu que após uma falha ter liberado os contatos bloqueados de 800 mil usuários durante vários dias, um erro que já foi corrigido. Em comunicado, a rede social informou que esse desbloqueio ocorreu entre os dias 29 de maio e 5 de junho e que “o problema já foi resolvido e todos foram bloqueados novamente”. A rede social afirmou que em 83% dos casos, apenas um usuário foi desbloqueado e acrescentou que está notificando os 800 mil afetados por essa falha. A companhia também informou que o erro “não restabeleceu amizades que haviam sido cortadas” com os bloqueios, mas admitiu que os usuários desbloqueados poderiam acessar o conteúdo compartilhado por meio de terceiros e entrar em contato.

A admissão desses erros pelo Facebook ocorre em um momento delicado para a empresa, marcado por diversos escândalos de privacidade.

O último ocorreu em março com a Cambridge Analytica. A empresa utilizou dados do Facebook para desenvolver perfis psicológicos de eleitores que, supostamente, venderam, entre outros, a campanha do agora presidente, Donald Trump, durante as eleições de 2016.