Detran prepara quase mil jovens como multiplicadores de orientações para o trânsito

      



Uma iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado e o Instituto Miguel Calmon (Imic), pretende mudar o quadro do alto número de acidentes nas vias, envolvendo jovens. Quase mil alunos de escolas públicas receberam, neste mês, os certificados de capacitação como multiplicadores de orientações para o tráfego.

ação "Escola Amiga do Trânsito" ofereceu o curso intensivo a estudantes, com idades a partir de 16 anos, nos colégios estaduais Severino Vieira, Eraldo Tinoco, Pedro Calmon, Rômulo Almeida e Ypiranga, localizados em Salvador. Eles tiveram 20 horas de aulas presenciais e online sobre legislação e situações de risco para condutores, passageiros e pedestres.

Segundo o coordenador da ação, Jueilson Santos, os conhecimentos repassados terão impacto em bairros carentes. "Sabemos que os jovens são os que mais se envolvem em acidentes, principalmente de moto, a maior parte na periferia da cidade. Como identificamos que eles escutam e valorizam mais os conselhos dos amigos, os multiplicadores vão atuar em suas comunidades, orientando colegas e familiares, servindo de exemplo para condutas corretas", explicou. Até o final do ano, mais três mil estudantes serão beneficiados pela capacitação do Detran.