Terreiro de Jesus será requalificado

      



O prefeito ACM Neto anunciou, onte, a requalificação do Terreiro de Jesus. Atualmente sia situação é de calçadas irregulares, canteiros vazios, iluminação precária e o abandono característico de espaços menos movimentados. O Terreiro de Jesus, um dos mais importantes pontos turísticos da capital baiana e porta de entrada para o Pelourinho. O local sofre com a degradação causada por vandalismo, manutenção precária e pela ação do tempo.

O projeto da reforma foi concebido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), com base em trabalho do paisagista Roberto Burle Marx, de 1952, e consiste na manutenção do traçado da estrutura, com a devida atualização aos modernos elementos de acessibilidade. A proposta é reconstituir o piso em pedras portuguesas, mantendo o desenho original, reformar os canteiros, conservar e ampliar a presença das árvores laterais, recuperar a estrutura da fonte que abriga a estátua da deusa romana Ceres (agricultura), além de promover mudanças na iluminação, substituindo as atuais luminárias por lâmpadas de LED mais econômicas.

A praça mede 80 metros de cumprimento por 33 de largura e sofrerá atualizações funcionais e paisagísticas necessárias para tornar o local harmônico com o entorno, que é composto por casario e igrejas coloniais, todos devidamente tombados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).