Setembro Lilás alerta para importância da prevenção de doenças reumáticas

      



O mês de setembro chegou e com ele veio o “Setembro Lilás”, de atenção e prevenção às doenças reumáticas. Para os médicos Odiosvaldo Vigas (cardiologista) e Mônica Martinelli (reumatologista), “são necessárias intensas campanhas não apenas nesse mês, mas no decorrer do ano para atender a população acometida pelas moléstias”. A campanha de conscientização foi instituída pela Lei Municipal 8.925/2015 através de projeto do vereador, candidato a deputado federal (PDT). A médica, que concorre a deputada estadual (PDT), também participa da programação de alerta para a importância do diagnóstico precoce e tratamento eficaz das doenças reumáticas.

Popularmente conhecidas como reumatismo, as doenças reumáticas são prevalentes e representam o conjunto de diferentes males que acometem o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações (“juntas”), cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Além disso, algumas doenças reumáticas podem comprometer outras partes do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele. Existe mais de uma centena delas. As mais comuns são osteoartrite, conhecida como artrose, fibromialgia, osteoporose, gota e tendinites; bursites, febre reumática, artrite reumatoide e outras patologias que acometem a coluna vertebral.

Odiosvaldo e Mônica realizaram caminhadas educativas nesse mês com abordagens sobre o tema e ampliaram a divulgação do assunto e da Lei 8.925/2015. “Além da importância de se tratar as doenças reumáticas, devemos prevenir as patologias que vêm se tornando cada vez mais comuns e já atingem nível elevado de crianças em todo o mundo”, alertam os dois profissionais da saúde.