Dia Mundial da Limpeza: Salvador terá mutirão de coleta de lixo em praias

      



No dia 15 de setembro, sábado, será realizada a maratona mundial de limpeza World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza). Milhões de voluntários em 150 países e mais de 300 municípios no Brasil se unirão com sua energia, boa vontade e preocupação com o meio ambiente para limpar seus países da poluição causada por resíduos. Em Salvador, o descarte irregular de lixo é um grande problema e o Dia Mundial da Limpeza vai chamar a atenção de todos para que o descarte do lixo seja feito de forma correta e não em lugares como terrenos baldios, rios, córregos, praças e ruas.  

Uma das principais atividades na capital baiana será realizada no dia 15, a partir das 8h, no trecho entre o Farol e o Porto da Barra, com a participação de voluntários da população, grupos de escoteiros, alunos da Uninassau e da Universidade Católica, que vão recolher o lixo deixado na faixa de areia.  Também haverá a participação de grupos de mergulhadores que farão a limpeza no fundo do mar do Porto da Barra.  
A ação conta com o apoio do Projeto Vale Luz da Coelba. O caminhão do projeto vai ficar estacionado na Orla da Barra para receber o material reciclável coletado em troca de desconto na conta de energia. A equipe do Vale Luz estará no local para orientar a troca dos resíduos. O Projeto Vale Luz, desenvolvido a partir do Programa de Eficiência Energética da concessionária, é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A iniciativa, além de incentivar a troca de materiais recicláveis por descontos na conta de energia, realiza atividades educativas sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos como papel, papelão, latinhas de alumínio e o plástico. 

As atividades serão realizadas também nas praias da Ribeira, Tubarão e Itapuã e no bairro Cajazeiras VIII. Além de Salvador, 16 municípios baianos se cadastraram para participar do evento com ações de limpeza.

No mundo todo

A ação global liderada por cidadãos unirá as comunidades locais que lutam com os desafios de resíduos descartados de forma inadequada como os que são despejados em lixões ilegais, que vão parar em praias, rios, florestas, ruas e terrenos. A ação está sendo impulsionada pelo movimento cívico Let"s do it!  World!, que iniciou ações de limpeza em 113 países ao longo da última década, com a participação de mais de 20 milhões voluntários.

Aqui no país, o Movimento Limpa Brasil é responsável por organizar e coordenar as ações em território nacional (confira a lista com os endereços e horários das ações em: www.limpabrasil.org. A organização conta com o apoio fundamental do Grupo Neoenergia, por meio de suas concessionárias de distribuição de energia, Coelba (Bahia) e Celpe (Pernambuco), que possuem o programa Vale Luz. O projeto incentiva a troca de materiais recicláveis por descontos na conta de energia. As ações ainda contam com o apoio da Rede Bahia, Limpurb, Instituto Ser Educacional por meio da Uninassau e da Prefeitura de Salvador.

Sobre o Vale Luz

Criado em 2008, o Projeto Vale Luz Coelba recebe material reciclável na troca por descontos na fatura de energia elétrica. O projeto possui postos fixos em shoppings de Salvador e atua nas comunidades de baixa renda com tendas adaptadas e caminhões que fazem a visita quinzenal para recolher os resíduos.

São aceitos para troca produtos como metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene).  Nos últimos dois anos o Vale Luz recolheu 718 toneladas de resíduos e concedeu mais de 175 mil reais em descontos na conta de energia dos clientes participantes.

Sobre a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 5,9 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).