Rui encerra mais uma caravana e completa 92 cidades visitadas

      



“Vamos continuar com o Programa Água para Todos até todas as comunidades terem água potável pra beber, além de redes de esgoto e estações de tratamento. Infraestrutura hídrica e saneamento são nossas prioridades, isso significa cuidar das pessoas. Foi o programa baiano, iniciado por Wagner em 2007, que serviu de exemplo para o que hoje é feito no âmbito federal”. O compromisso foi reiterado pelo governador Rui Costa, candidato petista à reeleição, na manhã de domingo (16), ao visitar o município de Ipiaú, terceira das sete cidades incluídas no último dia da quinta etapa da Correria da Bahia. Até o fim da campanha, Rui quer visitar pelo menos 120 cidades. Hoje completa 92.

 

O compromisso anunciado por Rui na caravana consta no Programa de Governo Participativo (PGP 2018), registrado no TRE-BA. A ampliação do atendimento das comunidades por sistemas integrados de abastecimento de água, que oferecem distribuição domiciliar, estação de tratamento e atendem várias localidades a partir de um mesmo manancial contempla Ipiaú e outros municípios da região como Anagé, Barra, Boninal, Brejões, Buritirama, Cairu, Camamu, Encruzilhada, Erico Cardoso, Juazeiro, Ituaçu, Jussiape, Miguel Calmon, Planaltino, Rio de Contas, Rio do Pires, Santa Maria Vitória. Atende 168 localidades, beneficiando 56,6 mil pessoas.

 

Também a elevação do atendimento com serviços de esgotamento sanitário é prioridade para o próximo quadriênio, com implantação e ampliação de sistemas de esgotamento sanitário em 35 municípios baianos. Ainda, entre os compromissos que beneficiarão a população das cidades visitadas hoje – além de Ipiaú, Jitaúna, Aiquara (Povoado Palmeirinha), Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba e Aurelino Real, dos territórios Médio Rio de Contas e Litoral Sul -, ações na educação, segurança e esporte.

 

No esporte, duas das cidades incluídas no percurso de hoje, Ubatã e Ubaitaba, integram o Centro de Treinamento para Canoagem. O espaço é estruturado em três municípios (terceiro é Itacaré), nas margens do Rio de Contas, local onde os medalhistas olímpicos Isaquias Queiroz e Erlon de Souza deram suas primeiras remadas. O investimento nos três pontos do centro soma R$3 milhões. Mas a gestão atual também apoia a canoagem na execução do projeto Remando no Rio de Contas, que até dezembro de 2018 vai atender 270 crianças e jovens com aulas de iniciação esportiva, preferencialmente alunos de escolas públicas e organizações de ensino que possuam baixos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e que estejam em situação de risco social.

 

A comitiva da caravana Correria pela Bahia também incluiu a primeira-dama Aline Peixoto, hoje com as duas filhas, Marina e Malu, os candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e ao Senado, Jaques Wagner (PT), além de políticos da coligação ‘Mais Trabalho por Toda a Bahia’ (PT, PSB, PSD, PP, PC do B, PR, PDT, PRP, PMB, PTC, PMN, Podemos, Avante e Pros) e candidatos a deputado federal e estadual.