99 lança duas ferramentas de checagem de motoristas

      



A 99, empresa de mobilidade urbana, está lançando duas novas ferramentas de checagem de motoristas. O aplicativo agora vai pedir que os condutores tirem três fotos de identificação (uma do licenciamento do carro, uma da carteira de habilitação e uma selfie com o documento). Além disso, passageiros serão convidados a verificar se a imagem do motorista bate com quem realizou a corrida. As medidas visam aumentar ainda mais a segurança do aplicativo, estabelecendo modelos de redundância que darão proteção adicional aos usuários da plataforma. Isso significa que, além das análises de documentos que a empresa já executa, outras camadas de checagem serão adicionadas.

 

 A primeira mudança será percebida logo quando o motorista entrar na plataforma. No momento do cadastro, será solicitada ao condutor uma selfie segurando a carteira de habilitação. Ele também precisa subir fotos da própria carta e do licenciamento do veículo. A segunda mudança será para os passageiros, que receberão uma mensagem antes da corrida, solicitando que confirmem se as informações no app estão de acordo com o motorista que está tendendo a chamada, e depois da corrida,  para avaliação se a foto do condutor está atualizada e de acordo com a chamada. As ferramentas já estão funcionando em diversas cidades do Brasil, e serão expandidas para todo o país nos próximos dias.

 A 99 já faz uma análise de perfil dos motoristas e verifica o histórico público dos condutores, a partir de documentos como CPF, CNH e licenciamento. O app possui ainda uma parceria com o Denatran, que permite acessar automaticamente informações sobre carro e motorista. Com isso, é possível verificar sinistros, por exemplo. “As novidades vêm para dar ainda mais confiança aos usuários do aplicativo, com foco em prevenção”, diz Leonardo Soares, Diretor de Segurança da 99. “O objetivo é melhorar continuamente a segurança da plataforma.”