Flica 2018 é aberta hoje com atrações culturais e serviços de secretarias e órgãos estaduais

      



A 8ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que tem início nesta quinta (11) e segue até domingo (14), conta com ampla programação gratuita promovida pelo Governo do Estado, nas áreas de cultura, educação, turismo e cidadania. Este ano, as atividades das secretarias e órgãos estaduais serão realizadas na sede da Fundação Hansen Bahia, onde funcionará o Espaço Educar para Transformar. No local, situado na Rua Treze de Maio, o público poderá participar de bate-papo com a escritora homenageada da festa, Conceição Evaristo, e de conversa com influenciadores digitais, como a Tia Má (Maíra Azevedo). 

Na programação deste ano, se destacam oficinas de escrita criativa promovidas pela Secretaria de Educação e pela Fundação Pedro Calmon (FPC), que também estará presente com sua Biblioteca de Extensão. Neste primeiro dia de evento, às 15h, o presidente da FPC, Zulu Araújo, mediará a mesa quer terá como participantes o escritor português Valter Hugo Mãe e o baiano Aleiton Fonseca.

Fazem parte ainda da programação do governo a oferta dos serviços móveis do SAC e das secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).  Já a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) promoverá palestras diárias com historiador, sobre a história da cidade, e visitas guiadas; enquanto a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda vai realizar o Festival de Economia Solidária.

Além de promover ações e serviços voltados para diferentes públicos, o Governo também participa da Flica como patrocinador, através Fazcultura, uma parceria entre as secretarias estaduais da Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz).

Protagonismo estudantil

No Espaço Educar para Transformar, o público poderá conferir o talento dos estudantes da rede estadual de ensino por meio da arte, dança, poesia e literatura e, também, participar de oficinas de escrita, rodas de leitura e encontros literários, entre outras atividades.

Doação de livros

Aproveitando a chegada do mês em que celebra o Dia Nacional do Livro (29), a FPC doará três mil livros para o público da Flica, através da segunda edição da Campanha Leia e Passe Adiante. 

A programação completa da Feira está disponível no site www.flica.com.br.