Cerca de 200 mil devem deixar Salvador no Feriadão

      



Com o feriado de Finados caindo nesta sexta-feira, muitos baianos devem aproveitar o período prolongado e deixar a capital em direção ao interior do estado ou as localidades da Ilha de Itaparica e do baixo sul da Bahia. A avaliação é a de que cerca de 200 mil pessoas utilizem a rodoviária ou o sistema ferry-boat a partir de hoje.

Pelo modal que liga os Terminais de São Joaquim, em Salvador, e Bom Despacho, na Ilha, a Internacional Travessias, empresa que administra o sistema ferry-boat, estimou que cerca de 18 mil veículos e 124 mil pessoas devem passar pelos dois equipamentos entre esta quinta-feira e o próximo dia 7. O fluxo, conforme a concessionária, é equivalente ao transportado no mesmo feriado ano passado.

Para atender a demanda, a empresa informou que seis embarcações (Pinheiro, Ivete Sangalo, Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu e Maria Bethânia) estarão a disposição daqueles que forem realizar a travessia no período. “A quantidade de ferrys em trânsito a cada momento é de acordo com a demanda e momentos de manutenção obrigatória”, informou a assessoria de comunicação da concessionária.

Ainda segundo a Internacional Travessias, as viagens serão feitas nos horários oficiais (de hora em hora), com saídas extras sempre que o fluxo de veículos e pedestres aumentar. “Como ocorrem em todos os feriados, a maior parte do tempo as saídas ocorrem a cada 30 minutos”, explicou a empresa. Além disso, o funcionamento vai ocorrer sem interrupção das 5h do desta quinta-feira até 23h30 de amanhã, sexta-feira, a partir do terminal São Joaquim.

Para o sistema de Hora Marcada, foram ofertadas 300 vagas extras do serviço para este período, distribuídas nos dois trechos. A disponibilidade de lugares – embora as vendas já estejam bem avançadas, segundo informou a Internacional Travessias – pode ser conferida através do site: www.internacionaltravessias.com.br. Havendo remarcações por parte dos clientes, as vagas voltam a ficar disponíveis no sistema.

RODOVIÁRIA

Já pelo Terminal Rodoviário de Salvador, localizado na região do Iguatemi, a expectativa é a de 30 mil pessoas passem pelo equipamento até o próximo domingo. Entre os destinos mais procurados, cidades localizadas no recôncavo baiano e municípios das regiões sul, extremo-sul e oeste da Bahia.

Segundo a Agerba, agência estatal que regula o transporte de passageiros na Bahia, não foram disponibilizados, até então, horários extras aos passageiros (há 540 diariamente), mas que o panorama poderia mudar conforme o aumento da demanda. As justificativas apontadas pelo órgão para a baixa procura neste período são, entre outros, o período eleitoral (o segundo turno ocorreu no último dia 28), e a proximidade com o feriado da Proclamação da República, no dia 15 de novembro.
*Da TB