Palacete das Artes recebe Exposição do 1º Prêmio Bienal de Artes Visuais

      



A Exposição do 1º Prêmio Bienal de Artes Visuais Professora Malie Matsuda será no Segundo Pavimento do Palacete das Artes, com abertura dia 6 de novembro, às 19h. Vai premiar as melhores obras de arte de autoria dos recém graduados do Curso de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFBA. Ficará à disposição do público até o dia 09 de dezembro, período que ocorrerá o julgamento pela Comissão Julgadora e a eleição da melhor obra pelo Júri Popular.

 

Com organização geral da professora doutora Nanci Santos Novais (diretora da EBA), o Prêmio, proposto pelo Sr. Martin Kung, benemérito do mesmo, tem como propósitos incentivar a formação do artista visual, estimular a produção das artes visuais na Bahia e contribuir para a valorização da arte contemporânea no cenário cultural brasileiro. Soma-se a isto, dar visibilidade ao Curso de Artes Plásticas da EBA-UFBA, o segundo mais antigo do Brasil, atualmente referência nacional, avaliado em 2018 com nota máxima do MEC.

 

Participam 19 artistas visuais, considerados aptos a concorrerem ao prêmio, uma vez que rege o Edital ser graduado entre 2017/2018, período comemorativo dos 140 anos de fundação da EBA. A mostra reúne mais de 30 obras entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, instalações, performances, colagens e vídeos.

 

“São obras que revelam a qualidade, a atualidade e a diversidade de linguagens da produção destes novos artistas, jovens antenados à adversidade do mundo contemporâneo, às mudanças significativas no sistema das artes e abertos à inclusão de novos procedimentos do fazer artístico, conscientes de que a dinâmica e os processos artísticos culturais não são apenas entretenimento, mas, também e, principalmente, veículo para aprimoramento pessoal, cognitivo e produtivo”, destaca Nanci Novais, reforçando que “o prêmio é uma importante atitude de reconhecimento da necessidade e relevância que a arte tem para o desenvolvimento sócio/cultural da humanidade”.

 

De acordo com o diretor do Palacete das Artes, Murilo Ribeiro, o prêmio é de extrema relevância para a agenda do Estado. “Temos a honra ao receber esta iniciativa, sobretudo de incentivo aos nossos talentosos e jovens estudantes. A exposição irá incentivar outros prêmios, além de enriquecer o calendário das artes e da cultura da Bahia”.

 

O Palacete das Artes é um equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artísticodo Estado da Bahia. Funciona de terça a sexta, das 13h às 19h//Sábado, domingo e feriado, das 14h às 18h. Está localizado na Rua da Graça, 284. Mais informações no tel. 71 3117 6987/Assessoria: 71 999745858.

 

Artistas Participantes da exposição:

Adriano Albuquerque, Adrielly Souza, Alan Pitter, Andreza Oliveira, Francielma Gomes, Jackson Santos, Kamilla Fetal, Lilian Peixoto, Mabell Fontes, Marcus Dutra, Mário Vasconcelos, Rebeca Teixeira, Rogério Dutra, Rudá Ribeiro, Sol Barros, Tatiane Viana, Thais Reis, Timóteo Lopes, Wandson Ramos.