Conferência sobre importância do professor italian o Nello Avella

      



A escritora Antonella Rita Roscilli, membro correspondente da Academia de Letras da Bahia na Itália, realiza conferência no dia 6 de novembro, terça-feira, 17 horas, na sede da ALB, no bairro de Nazaré, sobre o professor italiano Nello Avella, que dedicou boa parte de sua vida para enriquecer os laços culturais entre Italia e Brasil.

Avella (1946- 2017) foi professor de Literatura Portuguesa e Brasileira na Facoltà di Lettere e Filosofia da universidade de Roma "Tor Vergata" desde 2001 e titular da Cátedra Agustina Bessa-Luís, criada na mesma Universidade pelo Instituto Camões (Lisboa). Foi ainda professor visitante em várias universidades brasileiras, a exemplo da UERJ (Universidade do Estado de Rio de Janeiro), sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, membro da Società Geografica Italiana, da Associazione di Studi Sociali Latino-Americani e da Associazione Eurolinguistica Sud.

Colaborou com a área cultural da Embaixada da Itália em Brasília e no Istituto di Cultura di Rio de Janeiro. Na Itália, foi curador da edição italiana de alguns clássicos do pensamento brasileiro como "Ritratto del Brasile", de Paulo Prado, e "Radici del Brasile", de Sérgio Buarque de Holanda. Apaixonado pela cultura brasileira, Nello Avella atuou, de forma muito significativa, nas pesquisas sobre Teresa Cristina di Borbone, Imperatriz do Brasil e esposa de dom Pedro II. Sobre ela publicou uma importantíssima biografia. Destacou-se como colaborador incansável do Museu Imperial e de inúmeras outras instituições brasileiras.

O evento na Academia de Letras da Bahia, intitulado “ Um pesquisador entre dois mundos”, constitui a primeira homenagem no Brasil à vida e à obra do professor Nello Avella. Para inscrição, acesso o site: www.even3.com.br/nelloavellaumpesquisadorentredoismundos