PROJETO DA COELBA É FINALISTA EM PRÊMIO NACIONAL

      



O Projeto Vale Luz da Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, é finalista do prêmio ODS Brasil, promovido pela Secretaria de Governo da Presidência da República para incentivar práticas que contribuem para o desenvolvimento sustentável em território brasileiro. O Vale Luz é o único representante do nordeste na categoria que indica as melhores iniciativas de empresas com fins lucrativos.

 

O projeto foi um dos nove selecionados entre 1.045 práticas inscritas de todo o país. A cerimônia de premiação será realizada no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (13/12), em Brasília, com a presença do Presidente da República.

 

Lançado em 2008, o Vale Luz integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), concede descontos nas faturas de energia na troca de materiais recicláveis. A iniciativa já beneficiou mais de 14 mil clientes, gerando, ao todo, aproximadamente R$ 800 mil em desconto na conta de energia.

 

Cerca de 3.400 toneladas de resíduos recicláveis foram coletadas e direcionadas para cooperativas de coleta seletiva. O projeto estimula a eficiência energética ao reaproveitar o material, diminuindo assim a energia elétrica que seria desperdiçada na fabricação, além de transformar os clientes em agentes multiplicadores de ações sustentáveis.

 

O Prêmio ODS Brasil selecionou projetos alinhados aos Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável, que reúnem 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com foco em alcançar um melhor desenvolvimento social e econômico em itens como fome, pobreza, saúde, educação, aquecimento global, meio ambiente e energia.

 

Sobre a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com 5,9 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).