Igreja de São Jorge é transformada em um grande presépio de Natal

      



Há mais de 25 anos, o interior da Igreja de São Jorge, no bairro do Jardim Cruzeiro, com orientação do seu pároco, Padre Clóvis Souza, é transformada em um grande presépio. Na semana do Natal, as celebrações são transferidas para a creche comunitária, que funciona no mesmo quarteirão, para que um artista plástico, junto com os jovens das pastorais que compõe a paróquia, possam montar o presépio. Todo ano, um tema é definido pelo padre, que geralmente recebe as mensagens em sonho e na noite do Natal os fieis são surpreendidos com a transformação da Igreja. O tema do ano passado foi: "Laços e Abraços", uma sugestão para que as pessoas sentissem a necessidade de traçar novos caminhos e que para isso seria preciso a união entre as pessoas, entre os povos de todos os continentes. Para compor a grande manjedoura são utilizados matérias reciclados, recicláveis e de baixo custo já que a paróquia não dispõe de recursos, além de contar com a generosidade em doações dos fieis.

Padre Clóvis lembra que a mensagem do Natal quer nos mostrar que é possível, a partir do nascimento do menino Jesus, ser um sinal de que devemos renascer a cada dia para uma vida de espiritualidade cada vez mais centrada nos exemplos de Cristo. Ele não revela aos fiéis qual será o tema da mensagem de Natal  deste ano, apenas pede para que, quem puder ajudar, que dê a sua contribuição, já que todo ano, na noite do Natal, é realizado um grande sorteio de brinquedos, cestas básicas e livros para todos os fiéis presentes na celebração da noite do Natal.

A Paróquia de São Jorge, nos últimos anos, vive no limite de sua capacidade de acolhimento dos mais pobres do antigo "Alagados", na cidade baixa "estamos no limite e tem sido assim nos últimos anos" revela o Pároco. Além dos custos com a manutenção do espaço de área construída as contas de água e luz muitas vezes são quitadas por fiéis devotos em retribuição à uma graça alcançada. O centro paroquial também é composto por uma escola com capacidade para 600 alunos, que recentemente foi cedida, através de um convênio, para a prefeitura de Salvador que vai ocupar o espaço com crianças de uma creche da cidade baixa, que será reformada. Um teatro, com auditório, que precisa de reforma "tivemos aqui no governo Wagner um representante da secretaria de Cultura que fez uma vistoria e disse que era possível reformar já que os custos da reforma seriam baixos e a secretária podia fazer. Mas até hoje eles não voltaram. Chegaram até a levar cópia das plantas e do projeto" disse padre Clóvis. Lá também funciona uma creche comunitária com 130 crianças matriculadas, o que extrapola a capacidade de até 80, mas que são acolhidas dentro de uma visão cristã passada pelo pároco "nós acolhemos porque sabemos da situação difícil que muitas famílias enfrentam e aqui, pelo menos, com ajuda dos devotos, mesmo com toda dificuldade, nós garantimos uma refeição e um lanche. Os recursos que recebemos do Fundeb, não cobre nem a metade das nossas despesas" confessa o pároco.

 A paróquia também conta com um centro de saúde chamado de CISAL - Centro Integrado de Saúde de Alagados, que recentemente foi reconhecido pela prefeitura, de utilidade pública "já encaminhamos projetos para a Secretaria Municipal de Saúde para que nos ceda profissionais para atuarem em nosso centro, mas até agora não obtivemos resposta" revela o padre. O CISAL funciona de segunda  a sexta-feira, oferecendo atendimento gratuito nas áreas de Médico clínico geral, dentista, massoterapeuta e enfermagem, todos voluntários, além de contar com o apoio no revezamento de 35 senhoras da comunidade que garantem a manutenção da higienização do centro "o nosso maior problema no momento é que estamos sem dentista. E todo material utilizado no tratamento das pessoas é de nossa responsabilidade e são muito caros" conta padre Clóvis desolado. Mesmo enfrentando tantas dificuldades, para a coordenadora da Creche, Vani Cruz, o que mantém todo projeto social da Paróquia de pé, são as orações dos fiéis e devotos, além das intercessões do padroeiro: São Jorge.