Festival da Virada começa amanhã na Boca do Rio; confira todos os detalhes

      



O Festival Virada Salvador deste ano, que começa na sexta-feira (28), terá 21 câmeras de segurança instaladas pela prefeitura dentro e no entorno da Arena Daniela Mercury, na Orla da Boca do Rio. São 16 equipamentos a mais que em 2017. A velocidade da internet (wi-fi) também aumentou: de 1 para 2 gigabytes, conforme revela reportagem do Correio.

Segundo a Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), no ano passado foram usadas cinco câmeras móveis. Desta vez, nove equipamentos móveis e 12 fixos vão monitorar a festa. A Cogel informou que o aumento no aparato de segurança foi um pedido da Guarda Civil Municipal de Salvador.


As imagens captadas pelas câmeras são direcionadas para um centro de monitoramento da Guarda Municipal que funciona no local da festa. Serão 550 agentes por dia, atuando com a proteção dos equipamentos públicos, ações de prevenção à violência, patrulhamento preventivo, identificação de crianças e apoio aos órgãos do município.

Acesso
O Festival Virada 2019 segue até o dia 1º de janeiro. O CORREIO preparou um guia para você se programar para os cinco dias de festa. Serão 30 shows, começando 18h ou 19h (a depender do dia), e 70 horas de música. Cada show terá duração de uma hora e meia. Os portões da Arena de 55 mil m² vão abrir às 16h.

Haverá uma megaoperação, com direito a frota com 400 ônibus circulando pela cidade, 500 policiais militares trabalhando na festa e seus arredores e até um cantinho especial com totem para carregar o celular e pufes para descansar - perfeito para quem optar por ir para casa utilizando aplicativos de transporte.

De acordo com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), as estruturas físicas e técnicas da Arena estão praticamente finalizadas. Nesta quinta (27), a partir das 16h30, Neto fará a vistoria final na área do evento. A roda-gigante já está pronta e pode ser apreciada por quem passa pela região. São 36 metros de altura e 100 mil lâmpadas de LED que fazem dela a maior da América Latina.


Ônibus:
Operação especial
38 linhas que compõem uma frota de 400 veículos terão horário de atendimento prolongado. O esquema contará ainda com mais 56 veículos extras da frota reguladora.

Horário estendido
Entre sexta (28) e domingo (30), as 38 linhas circularão das 16h até 5h da manhã do dia seguinte. Para o festival, será criada a linha Estação Pituaçu x Boca do Rio, para atender passageiros que utilizarão o metrô. Nesse caso, serão 18 veículos operando das 18h até 0h. No dia 31, essa linha irá operar com frota de 36 veículos. O ponto de embarque e desembarque ficará na Rua Simon Bolivar, em frente à farmácia Drogasil.

Confira as linhas reforçadas
Código - linha
0218 Ribeira - Pituba
0324 Marechal Rondon - Pituba
0345 Boa Vista de São Caetano - Pituba
1538 Conjunto Pirajá - Pituba
1508 Pirajá - Pituba
1616 Plataforma - Pituba
1637 Mirante Periperi – Boca do Rio
1611 Paripe - Pituba
1634 Alto de Coutos - Pituba
1643 Fazenda Coutos - Pituba
1644 Base Naval - Pituba
1645 Alto de Santa Terezinha/Rio Sena - Pituba
1129 Cabula VI - Pituba
1363 Pau da Lima - Aeroclube
1114 Pernambués - Pituba
1129 Cabula 6 - Pituba
1220 Mata Escura - Pituba
1247 Conj. Arvoredo/Tancredo Neves – Estação do Imbuí (Prolongada até o Festival da Virada.
1238 Jardim Santo Inácio - Pituba
1305 Castelo Branco - Pituba
1320 Pau da Lima - Nordeste
1356 Nova Brasília - Pituba
1420 Boca da Mata - Pituba
1436 Cajazeira 11 - Pituba
1410 Cajazeiras 11 - Boca do Rio
1231 Sussuarana – Barra R2
0412 Duque de Caxias - Pituba
0426 Santa Monica - Pituba
0422 Pero Vaz - Itaigara
0932 Rio das Pedras – Campo Grande R2
0520 Cosme de Farias – Vale dos Rios
0813 Pituba – Vila 2 de julho/Trobogy
0911 Vale dos Rios – Trobogy/Vl 2 de Julho
1034 Parque São Cristovão - Barroquinha
1030 Praia do Flamengo – Pça da Sé R1
0315 Fazenda Grande do Retiro -Itapuã
1632 Fazenda Coutos - Aeroporto
1653 Paripe - Aeroporto

Pontos
As linhas de ônibus sentido Centro terão 2 pontos: na Av. Octavio Mangabeira, em frente ao antigo restaurante Agdá; e na mesma via, em frente ao Iemanjá. Já no sentido Itapuã, haverá ponto na Av. Octavio Mangabeira em frente ao Iemanjá; e o ponto provisório, na Praça Osório Vilas Boas.

Alternativas:
Amarelinhos
Os micro-ônibus do Sistema de Transporte Especial Complementar (Stec) vai contar com frota de 300 veículos, operando até as 5h da manhã.

Metrô
Opera com esquema especial, entre o sábado (29) e a terça-feira (1º). As estações Pituaçu, Imbuí, Rodoviária, Acesso Norte e Lapa irão antecipar a abertura para embarques a partir das 4h. Até às 4h50, as demais estações das linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para o desembarque de passageiros. A partir das 5h, o metrô segue a operação normal com embarque e desembarque em todas as estações. Dia 1º, além da abertura antecipada, as estações Pituaçu, Imbuí, Rodoviária, Acesso Norte e Lapa também vão estender a operação para 1h.

Estacionamento:
São 1.200 vagas de Zona Azul ao longo da Avenida Octávio Mangabeira, ao valor de R$ 20. O condutor poderá optar por adquirir as cartelas em papel com os guardadores ou utilizar os apps da Zona Azul Digital. Será possível estacionar também na região do Jardim de Alah, nos bolsões de estacionamento em frente ao restaurante Cubanakan e do Hotel Alah Mar; Av. Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, na faixa à direita entre o Jardim de Alah e o supermercado WallMart; nos bolsões em frente ao Parque de Pituaçu, sentido Pituba; em frente às quadras na Boca do Rio, sentido Itapuã; e na Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, a partir do cruzamento com a avenida Jorge Amado. Na área interna do antigo Aeroclube serão disponibilizadas 500 vagas.

Proibido parar:
Parada e estacionamento de veículos estarão proibidos em ambos os sentidos da Av. Octávio Mangabeira, nos trechos em frente ao Aeroclube e o Parque dos Ventos. Já o estacionamento estará proibido na Av. Octávio Mangabeira, ambos os sentidos, a partir do restaurante Iemanjá até o cruzamento com a Av. Jorge Amado; nos dois sentidos da Av. Simon Bolívar; na Rua Carimbamba; na Avenida Yemanjá, sentido Pituba, em frente às edificações; e nos dois sentidos da Av. Jorge Amado, entre a Rua da Amendoeira do Jardim Imperial e a orla.

De app:
Parceria
Além dos tradicionais Uber e 99, desta vez os festeiros também terão o itMOV como opção de deslocamento. A Prefeitura fez uma parceria com o aplicativo, que será o oficial do evento. Por conta disso, um estacionamento exclusivo para motoristas itMOV será instalado no local. A frota própria estará pronta para o atendimento e aqueles que tiverem dúvidas em relação ao cadastro e demais questões sobre o aplicativo poderão contar com os promotores presentes.

Onde fica o embarque:
Motoristas de 99 e Uber também estarão circulando pelos arredores da Arena, mas sem um canto especial dentro da festa - este será um privilégio do itMOV. Os aplicativos afirmaram via assessoria que este ano não acontecerá nenhuma ação especial para o Ano-Novo. O embarque e desembarque de passageiros de veículos particulares deverá ser realizado na Av. Octávio Mangabeira. No sentido Itapuã, haverá uma área reservada nas imediações do Restaurante Iemanjá. No sentido Pituba, embarque e desembarque deverá ser feito a partir do campo de futebol ao lado do Imeja.

De táxi ou mototáxi:
Ponto
Ficará na Avenida Octávio Mangabeira, nas imediações do evento, no sentido Itapuã e em frente ao Imeja, estará sinalizado com balões. Para o segundo ano do serviço legalizado, os usuários do serviço de mototáxi contarão com um ponto nas imediações do evento, logo após o ponto de táxi, na Avenida Octávio Mangabeira, em frente ao Imeja. Na área restrita serão permitidos apenas os mototaxistas regulamentados pela Prefeitura.

Trânsito:
Sem interdições
A Transalvador montou uma operação de trânsito na região do antigo Aeroclube. Assim como no ano passado, não será realizada interdição do tráfego de veículos na região.

Saúde:
Atendimento
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contará com mais de 100 profissionais. Serão 20 leitos equipados com suporte avançado de vida e duas ambulâncias de prontidão.
*Do Correio