Ronei Jorge lança disco “Entrevista” em São Paulo

      



Em junho passado, Salvador assistiu ao show oficial de lançamento de “Entrevista”, disco da estreia solo do cantor e compositor baiano Ronei Jorge. No último semestre, com agenda intensa de apresentações na Bahia, o álbum ecoou Brasil afora e foi incluído nas listas da Rolling Stone Brasil e da Bravo! entre os melhores de 2018. Agora, a jornada nacional toma corpo no dia 19 de janeiro, quando o artista leva a turnê deste trabalho para a Sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo, na capital paulista. O cantor Giovani Cidreira e a instrumentista Joana Queiroz farão participações especiais.

 

Com produção musical de Pedro Sá, “Entrevista” reúne 10 faixas autorais, de sonoridade oscilante entre vigor e sutileza, subversão e encantamento, explorando facetas diversas da música popular brasileira e criando uma obra de assinatura marcante. Se evidenciam os vocais das instrumentistas Aline Falcão (teclado, piano e sanfona) e Carla Suzart (baixo), que dividem protagonismo com a voz de Ronei, lembrando uma atmosfera de conjuntos da década de 1970, numa convivência harmônica entre tradições e atualidades. Maurício Pedrão (bateria) e Ian Cardoso (guitarra) completam a banda, batizada de Dziga Tupi, que constrói coletivamente os arranjos do álbum junto com o artista.

 

“É um trabalho que se desdobra a partir do que eu muito vinha revirando e ouvindo. As vozes femininas presentes em trabalhos de Tom Jobim, Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção e Caetano Veloso acabaram por ser inspiração para um desejo novo. Vem dessas vozes o ponto de partida estético, assim como a influência mineira e a brasilidade passível de ser colocada no rock”, descreve Ronei. Assim surgem molduras de frevo, samba, xote, ainda que as músicas não se pareçam de cara com nenhum desses gêneros.

 

O disco foi gravado no Estúdio Casa das Máquinas, em Salvador, e tem participações especiais de Moreno Veloso (voz e percussão), Joana Queiroz (clarinete e clarone) e Luana Carvalho (caxixi). A capa e encarte vêm das mãos de Edson Rosa, que também assina a música de “Parque de diversões”, única coautoria do álbum.

 

O projeto de gravação teve apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura. A produção foi da Giro Planejamento Cultural em parceria com a Tropicasa Produções, empresa responsável pelo agenciamento de carreira do artista. Uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo levantou recursos para a finalização e as ações de lançamento do álbum.

 

RONEI JORGE

Entrevista (2018)

 

FICHA TÉCNICA DO DISCO

Banda Dziga Tupi: Carla Suzart (voz e baixo); Aline Falcão (voz, teclado, piano e sanfona); Mauricio Pedrão (bateria); Ian Cardoso (guitarra)

Participações especiais: Moreno Veloso, Joana Queiroz e Luana Carvalho

Produção: Pedro Sá

Gravação: Tadeu Mascarenhas

Mixagem: Igor Ferreira

Masterização: Daniel Carvalho

Arte do disco (pintura e design gráfico): Edson Rosa

Produção executiva: Giro Planejamento Cultural

Gestão de carreira: Carol Morena (Tropicasa Produções)

 

FICHA TÉCNICA DO SHOW

Banda: Aline Falcão (voz, teclado, piano e sanfona); Mauricio Pedrão (bateria); Ian Cardoso (guitarra); Taciano Vasconcellos (baixo); Luisa Muricy (voz)

Participações especiais: Giovani Cidreira e Joana Queiroz

 

Serviço

RONEI JORGE

Show de lançamento do disco “Entrevista”

Quando: 19 de janeiro (sábado), 19h

Onde: Sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso)

Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Vendas pela Ingresso Rápido

Classificação indicativa: Livre