COPA DO NORDESTE: VAI ROLAR O BABA!

         



Por Zedejesusbarreto
Nesta terça começa a temporada 2019 do futebol. De cara, Bahia e Vitória na fita, valendo pelo Nordestão.  O Rubro-negro estreia primeiro, às 21h30, em Maceió, contra o CSA das Alagoas. O Bahia entra em campo na quarta-feira, 20 horas, contra outro alagoano, o CRB, na Fonte Nova. 

  E no dia 3 de fevereiro tem Ba x Vi, o primeiro do ano, às 17 h, na Fonte Nova, pela terceira rodada do Nordestão.  Pra matar as saudades.

**

  Leão rejuvenescido

  O Vitória é o maior campeão da Copa do Nordeste, com quatro títulos. O Bahia tem três e esteve nas cabeças desde 2015, quando perdeu a final para o Ceará; em 2016 caiu nas semifinais para o Santa Cruz, foi campeão em 2017 (venceu o Sport na final, Fonte Nova,  gol de Edigar Junio); e perdeu o título do ano passado para o sofrível Sampaio Correia, num melancólico empate sem gols diante de sua torcida.

**

 Regras novas

 Pelo modelo diferenciado do Nordestão 2019, 16 clubes estão divididos em dois grupos de oito, que se enfrentam. Classificam-se os quatro primeiros colocados de cada grupo. Dai por diante, é mata-mata, um só e decisivo jogo, na casa do melhor colocado; até a final (em dois jogos), prevista para o fim de maio/começo de junho.

**

  Os Grupos:

  A – Vitória, CRB, Santa Cruz, Sampaio Correia, Fortaleza, Salgueiro, Altos do Piauí e Sergipe.

  B -  Bahia, CSA, ABC de Natal, Botafogo da Paraíba, Confiança, Náutico, Ceará e Moto Clube.

**

  Mistão do Leão

 Pelo montão de caras novas e o pouco tempo de treinamento para entrosar uma equipe tida como titular, o treinador Chamusca, do Vitória, deve optar, na estreia, por uma equipe mesclada, a maioria de atletas formados na base do clube, mais acostumados a jogar juntos.

  Tipo assim: Caíque, Cedric, Bruno Bispo, Gabriel Silva, Mateus Rodrigues; Herbert, Luan Ferreira, Nickson, Jhemerson, Luan; Eron.   Por aí.

*

 Vêm treinando como prováveis titulares para a sequência (Baianão /Nordestão/Copa do Brasil): Ronaldo, Jeferson, Ramon (Ed Carlos), Thales e Benitez; Leo Gomes e Leandro Vilela; Andrigo, Iago e Érick; Leo Ceará.  E tem mais gente nova para aparecer na Toca do Leão.   

  Marcelo Chamusca está quebrando a cabeça para dar encaixe e achar o time ideal; o que só vai acontecer, claro, com o decorrer das competições.  Paciência, torcedor.

 

**

  Um Tricolor mais forte?

  No Bahia, o treinador Ênderson Moreira, mantido da temporada passada, tem trabalhado em cima de uma base montada e aprovada em 2019. Não há definição ainda da equipe que enfrenta o CRB, diante do torcedor devotado e carente de bola. Outro dia, oito mil foram ver o treino de portões abertos.

  Mas, podemos arriscar uma provável escalação: Douglas, Nino Paraíba, Thiago (Jackson), Lucas Fonseca e Paulinho; Gregore, Élton e Guilherme (estreando); Élber, Gilberto e Clayton (Shaylon, ex- SP).  Na boca, Nilton, Flávio ... 

  E tem ainda pra estrear o lateral Matheus, a volta do apoiador Yuri, os meias atacantes Artur, Iago, Rogério...   A briga do meio para frente vai ser boa.

*

   O vaivém

   Edigar Junio se foi para o Japão, emprestado por uma temporada; deixa saudade, marcou 44 gols com a camisa tricolor.  Para o lugar dele a diretoria está negociando a volta do centroavante Fernandão, 31 anos, ídolo da torcida na temporada 2013; está jogando na Arábia, que vir embora. É alto, forte, inteligente e sabe (sabia) fazer gols.

  Quem deve estar de volta ao ninho Tricolor é o lateral esquerdo Moisés, adquirido ao Corínthians, que fez uma boa temporada 2018 no Botafogo (RJ). Vai brigar pela posição com Paulinho.

*

O torcedor, que até gostou do desempenho da equipe treinada por Ênderson Moreira em 2018, quer mais. Quer títulos e melhores desempenhos no Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.  Um temporada longa, puxada, de muitos jogos. Mesmo com a parada entre 14 de junho/7 de julho para a disputa da Copa América de seleções.

 

**

Copa do Brasil

 Os clubes baianos estreiam na competição nacional, todos, no dia 13 de fevereiro.

 - Juazeirense x Vasco, 20h30, no Adauto Moraes.

 - Moto Clube x Vitória, 21h15, no Castelão.

 - Rio Branco (Acre) x Bahia, 21h30, na Arena Floresta.

         

**