PARAPRAIA RECEBIDO COM SUCESSO E ELOGIOS EM AREMBEPE

         



Um sucesso a temporada itinerante do ParaPraia. Depois do Farol de Itapuã, o projeto foi recebido com elogios em Arembepe, litoral Norte. Na orla de Camaçari, o sábado e domingo foram de muita diversão com banho assistido no mar para dezenas de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. No próximo sábado (26/01) A Praia da Boa Viagem será o itinerário da quarta edição desta temporada, das 08 às 12 horas, onde serão atendidos banhistas da Cidade Baixa e toda região de Salvador. Em Arembepe, o projeto contou com o apoio da Secretária de Turismo e a Prefeitura Municipal de Camaçari.

 

Nesta terceira semana, o ParaPraia montou suas tendas no Mirante da Praça dos Coqueiro, onde realizou o banho de mar com conforto e segurança em cadeiras anfíbias e com flutuantes. Os banhistas contaram com total assistência de alunos e professores dos cursos de fisioterapia, enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.A Braskem e o Salvador Shopping patrocinam o projeto, apoiado pela Cetrel, Itmov, Citelum e conta com o apoio técnico da Escola Bahiana de Medicina.

 

“É sensacional este projeto, porque abrange uma gama de pessoas que não têm condições de vir para o mar, principalmente por falta de acessibilidade. As cadeiras anfíbias são uma mão na roda para o deficiente, que sente muita dificuldade em entrar no mar com a cadeira normal”, comenta Wilson Faustino, morador de Camaçari. Há 19 anos, um acidente de moto o deixou paraplégico, mas, aos 42 anos, ele buscou sua realização na arte do bonsai. “Isso me deixa tranquilo, mas gosto de sentir esta adrenalina refrescante ao entrar no mar. É como a gente estivesse renascendo, porque água é vida e renova as nossas energias”.

 

“Vim de Camaçari para Arembepe para não perder esta oportunidade que poucas pessoas têm de ir à praia, na verdade, a maioria dos deficientes. Este projeto nos proporciona este prazer. O ideal é que esta inciativa se perpetuasse, que sempre tivéssemos uma praia acessível, uma adaptação com uma rampa com acesso até a beira do mar. Fiquei quase 20 anos sem entrar no mar, mas é uma sensação indescritível e vou querer sempre ter esse prazer que tiver uma oportunidade”, conta André Luís Rego.  

 

Com esta edição itinerante nas praias de Itapuã, Litoral Norte e Boa Viagem, o ParaPraia estende o seu objetivo de promover o verão inclusão para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida no principal lazer de Salvador e região metropolitana. Em cinco anos, o Para Praia já atendeu 1.500 banhistas, muitos se emocionam ao entrar no mar pela primeira vez.

 

Idealizado e promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS), administrada pelo secretário André Fraga, o Para Praia é realizado em praias totalmente adaptadas para deficientes físicos, com cadeiras anfíbias, flutuantes, espaços para atividades recreativas, banheiros especiais, tendas e pistas de acesso. A produção é da Outros 500 Marketing e Nossa Agência Marketing.