SALVADOR RECEBE POUSO INÉDITO DA TAP NO NORDESTE DE UM DOS AVIÕES MAIS MODERNOS EM OPERAÇÃO NO BRASIL

      



Na sexta-feira (25), aconteceu no Aeroporto de Salvador o pouso inédito no Nordeste da aeronave Airbus A330neo. Vindo de Lisboa, o voo é operado pela TAP Air Portugal, única companhia a utilizar este que é um dos mais modernos aviões em atividade no Brasil atualmente.  

Com isso, a capital baiana passa a ser a terceira cidade do mundo e a primeira do Nordeste a receber um voo dessa aeronave. Além de Lisboa, São Paulo foi a única cidade a abrigar pousos e decolagens do modelo que se destaca pelo avanço tecnológico e pelo maior conforto proporcionado aos seus passageiros.

 

“É um dia histórico para a TAP e para a aviação, para Portugal e para o Brasil, em especial para Salvador, que pela primeira vez, entre as capitais nordestinas, é o destino de um voo comercial inaugural de uma aeronave de longo curso. A TAP fica na história como a primeira companhia do mundo a voar o avião mais eficiente e mais confortável de sempre e inova também ao permitir que todos os passageiros estejam sempre ligados. A Companhia é pioneira ao oferecer mensagens de texto ilimitadas, via wifi, em voos transatlânticos”, afirma Antonoaldo Neves, Presidente Executivo da TAP.

 

“Para nós, tem importância estratégica receber voos do Airbus 330 neo. Desde que assumimos a administração do Aeroporto, temos nos empenhado em melhorar a experiência do nosso passageiro, seja em investimento em obras de ampliação ou da implantação do novo conceito comercial”, aponta Julio Ribas, diretor-presidente do Aeroporto de Salvador. Neste sentido, em dezembro de 2018 foi inaugurada a nova loja Duty Free Americas (maior do tipo do Nordeste), nova área de imigração no desembarque internacional e está em andamento a troca dos sistemas de iluminação, ar-condicionado e layout de check-in, entre outras melhorias que serão entregues até 31 de outubro de 2019.

 

Para atrair novos voos e prover condições para as companhias aéreas operarem com aeronaves modernas como a Airbus A330-900neo, vários investimentos em infraestrutura estão sendo feitos pelo Aeroporto de Salvador. A pista principal está sendo renovada e teve a iluminação completamente substituída, oferecendo mais segurança às operações. A auxiliar já foi completamente reformada e agora é capaz de receber aeronaves de maior porte. Um pacote atrativo de incentivos foi desenvolvido para atrair novos voos para o Aeroporto.

 

Menos Jet Lag

Além de um sistema de entretenimento a bordo e conectividade de última geração, com wifi disponível, o primeiro Airbus A330-900neo tem 298 assentos dispostos numa configuração de cabina com três classes: 34 assentos em executiva, 96 em classe econômica plus e 168 em classe econômica. A nova cabine Airspace by Airbus, entre outras novidades, oferece mais espaço entre as poltronas para os clientes, compartimentos de bagagem maiores e um inovador sistema de iluminação de cabine em LED que ao longo da viagem cria ambientações que contribuem para a redução dos efeitos do Jet Lag. O avião veio para reforçar e expandir a operação do longo curso da TAP.

 

O Airbus A330-900neo é uma aeronave de última geração. O novo avião incorpora a mais recente versão de motores Rolls-Royce Trent 7000, altamente eficientes e uma asa de maior envergadura com otimização 3D e com novos sharklets que proporcionam um melhor desempenho aerodinâmico. Em conjunto, estes avanços trazem uma redução significativa no consumo de combustível, entre 10 e 12% em comparação com aeronaves concorrentes de tamanho similar que pertencem à geração anterior.

Sobre o Aeroporto de Salvador

Localizado na capital baiana e primeira capital brasileira, o Aeroporto de Salvador está na lista dos dez aeroportos mais movimentados do país. Durante o ano de 2018, mais de 8 milhões de passageiros viajaram pelo terminal para cerca de 30 destinos com ligação direta, entre domésticos e internacionais.

 

O Aeroporto de Salvador foi integrado à rede VINCI Airports em 2 de janeiro de 2018, através de um Contrato de Concessão com duração até 2047. Visando oferecer uma melhor experiência aos seus passageiros e um melhor serviço às companhias aéreas, a VINCI Airports deu início a um ambicioso plano de investimentos para modernizar e ampliar o aeroporto. A primeira fase das obras, que incluiu a construção de uma nova área construída de 20.000 m² e troca de mobiliário do terminal existente, estará concluída em outubro de 2019.

 

Sobre a VINCI Airports

A VINCI Airports, uma das cinco principais empresas globais do setor de aeroportos, gerencia o desenvolvimento e as operações de 46 aeroportos localizados na França, em Portugal (incluindo o hub de Lisboa), no Reino Unido, na Suécia, Sérvia, no Camboja, no Japão, nos Estados Unidos, na República Dominicana, na Costa Rica, no Chile e no Brasil. Com a presença de mais de 250 companhias aéreas, os aeroportos VINCI registraram um tráfego superior a 192,5 milhões de passageiros em 2018.

 

Por meio de sua expertise, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando seu know-how para otimizar a gestão e o desempenho das infraestruturas aeroportuárias existentes, extensões de instalações e novas construções. Mais informações estão disponíveis em www.vinci-airports.com ou www.salvador-airport.com.br

 

Sobre a TAP

A TAP é atualmente a companhia aérea com as melhores ligações entre o Brasil e a Europa e possui 70 frequências semanais partindo de 10 cidades brasileiras - Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo - para Lisboa e/ou Porto.

 

Criada em 1945, a companhia viu o seu processo de privatização concluído em 2015, ano em que celebrou 70 anos, com o consórcio Atlantic Gateway como novo acionista. Com Hub em Lisboa, localização privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte, Central do Sul, a TAP é líder na operação entre o Brasil e a Europa, além de uma rede que cobre 81 destinos em 34 países a nível mundial.

 

Operando em média cerca de 2.500 voos por semana, a companhia dispõe de uma frota de 63 aeronaves Airbus e mais 17 na frota regional TAP Express. Prosseguindo uma orientação prioritariamente direcionada para o cliente, a TAP investe continuamente em inovação e na utilização das novas tecnologias, oferecendo um produto e serviços de elevada qualidade, segurança e confiança.

 

Eleita a Companhia Aérea da Europa Líder para África e Companhia Aérea da Europa Líder para a América do Sul em 2016, 2015 e 2014, pelos WTA, World Travel Awards, foi também eleita Companhia Aérea Líder Mundial para África em 2011 e 2012, pelos WTA, e detém igualmente o título de Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul, dos WTA, em 2009, 2010, 2011 e 2012. A UP, revista de bordo da TAP foi também premiada pelos WTA em 2016 e 2015 como a Revista de Bordo Líder na Europa. Eleita pela revista britânica Business Destinations como a Companhia Aérea com melhor Classe Executiva - América do Sul, em 2013, a TAP foi também eleita a Melhor Companhia Aérea na Europa em 2011, 2012, 2013 e novamente em 2015, pela prestigiada revista “Global Traveller” dos EUA, e foi distinguida pela UNESCO e pela International Union of Geological Sciences com o Prêmio Planeta Terra IYPE 2010, na categoria Produto Sustentável Mais Inovador. Considerada a Melhor Companhia Aérea pela revista “Condé Nast Traveller em 2010, foi eleita a Melhor Empresa Portuguesa na área do Turismo em 2011 e também a Companhia Aérea com Melhor Reputação em Portugal, pelo Reputation Institute em 2014. A Revista UP da TAP foi também eleita em 2015 a Melhor Revista de Bordo da Europa pelos WTA (World Travel Awards).