BAIANÃO: O LEÃO VENCEU O JEGUE DE VIRADA NO SERTÃO

      



Por Zedejesusbarreto
Com três gols de cabeça do veterano zagueiro Ed Carlos, dois a favor e um contra, o Vitória venceu o Jacobina (2 x 1), de virada, no estádio José Rocha/Jacobina, norte da Chapada, com cerca de 3 mil torcedores presentes.

Com o resultado, o segundo triunfo do Rubro-negro em duas rodadas, o Leão chega a seis pontos ganhos e lidera a competição ao lado do  Bahia de Feira, também com 100% de aproveitamento até agora.   

Gramados melhores, arbitragens sem complicar as  partidas e muitos gols até agora no Baianão 2019.

**

  No sertão baiano

  O jogo em Jacobina, a despeito do calorão, sol a pino, começou corrido, disputado.

  - Gol !  aos 12 minutos, 1 x 0 Jacobina. Chutão do goleiro João Paulo na direção da área adversária, Ed Carlos disputou pelo alto com Ninho e cabeceou para trás, enganando o goleirão Ronaldo  que saiu atabalhoado; a bola foi pingando, entrando com zagueiros e atacantes se embolando nas redes... gol contra?  

   Só aos 28’ o time da capital deu a resposta: Leo Ceará bateu forte, de longe, para o goleiro João Paulo espalmar, de forma elástica. Isso, antes da ‘parada técnica’, para reidratação, com o calorão castigando.  Aos 41’, após uma entregada da zaga do Jegue do Sertão, Leandro tentou de fora, quase.

  - Gol ! 1x 1 , Ed Carlos, de cabeça, aos 42 minutos, escorando cruzamento de Arroyo da direita, após cobrança de escanteio, redimindo-se do gol contra e empatando a partida.  

  Aos 45’, Rui arriscou de longe, pelo alto, mas João Paulo espalmou. Foi o derradeiro lance importante da primeira etapa, movimentada, a despeito da temperatura alta e dos muitos passes errados. Poucas faltas.

*

   O Jegue voltou mais animado dos vestiários, acuando o Leão, criando e perdendo algumas boas chances de golear, com chutes da entrada da área a bolas alçadas. E o sol batendo de frente, nos olhos do goleirão Ronaldo.

  Aos 10’, a primeira investida do Leão da capital, com um chute longo de Yago, assustando o torcedor local. Aos 14’, Jean se livra  da marcação da zaga rubro-negra,  na área, e bate rasteiro e forte, raspando o rodapé de Ronaldo.

  Aos 17’, Carnayba, livre, acertou um chutaço da meia lua; o goleirão Ronaldo pegou e largou para a chegada de Jean, chutando a sobra, dividindo com o goleiro.  Rendeu um quiproquó entre o atacante e os defensores do Leão,  logo controlado pelo árbitro, sem punições.

 - Gol ! Vitória, aos 23 ‘, o mesmo zagueirão Ed Carlos, testando cobrança de falta (contestada pelos da casa) da direita. Subiu mais, antecipando-se à zaga, cabeçada forte.

   O Jegue sertanejo foi pra cima e o Leão se segurou. Poucas chances criadas, e o tempo passando. Aos 39’, Leo Ceará ajeitou na entrada da área e bateu forte para a defesa em rebatida de João Paulo. Ninguém no rebote, a zaga afastou.

 Aos 45’, o meia Rui entrou livre e tentou duas vezes, mas prevaleceu o goleiro Rui, boas intervenções.  Aos 46’, Carnayba bateu uma falta com força, da entrada da área e acertou o travessão de Ronaldo, batido. Foi a chance derradeira.

  Deu Leão na casa do Jegue, de virada.  

*

 Destaques

  Ed Carlos foi o nome, o personagem do jogo, com três gols marcados.

  Na equipe da casa, o goleiro João Paulo trabalhou bem e evitou um placar mais dilatado. Carnayba mostrou alguma qualidade.

 *

 Ficha técnica

  - Vitória, titulares: Ronaldo, Jefferson, Thales, Ed Carlos  e Arroyo (Bruno Bispo). Wéslei (Rodrigo Andrade) e Leandro; Yuri, Rui e Andrigo (Luan Ferreira); Leo Ceará.   Treinador, Marcelo Chamusca.   O rubro-negro todo de branco.

  - Jacobina do treinador Sales, uniforme amarelão dourado: João Paulo, Flávio (Adriano), Edy, Elbert e Ninho; Guga (Marcelo), Carnayba e Mateus;  Kaiser, Jean e Misso.

  No apito, Irinaldo Santos, estreando.

*

  Outros jogos da rodada:

- Bahia de Feira  2  x  0  Vitória da Conquista

- Jacuipense  0  x  2  Fluminense de Feira

- Jequié  1  x  1  Juazeirense

*

 Na quarta-feira, na Fonte Nova, tem o clássico Ba x Ba, Bahêa x Bahia de Feira.  

 Na quinta, Vitória x Jacuipense, no Barradão.

**

Copa América

Os jogos da competição internacional na Fonte Nova :

- Dia 15 de junho, Argentina x Colômbia (19h)

- Dia 18, Brasil  x Venezuela (21h30)

- Dia 21, Equador  x  Chile   (20h)

- Dia 23, Colômbia  x Paraguai. (16h)

  No 29,  dia de São Pedro, teremos uma partida já pelas quartas-de-final, às 16h.

  Lembrando que apenas cinco cidades do país abrigarão jogos da Copa América: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador.

 

**

Foto: EC Vitória