Receitas de lanches saudáveis e criativos para tornar o retorno às aulas mais gostoso

         



Para inspirar as mamães no preparo da lancheira das crianças e deixar o recreio mais gostoso, a consultora da Perini e especialista em culinária saudável, Kátia Borges, ensina três receitas de lanches nutritivos e saborosos para levar no primeiro dia de aula. Que tal um refrigerante, sanduíche e trufas naturais, em vez de salgadinhos industrializados, dos açucarados refrigerantes e de brigadeiro? “É possível preparar alimentos saudáveis e com muito sabor”, afirma Katia.

 

A especialista diz que há várias opções de lanches saudáveis, como salada de frutas com suco de uva branco, bolos caseiros e integrais de maçã, banana e cacau; cookies integrais de castanhas e aveia; muffins com sementes e frutas secas, entre outras receitas que vão enriquecer com sabor e saúde as comidinhas das crianças e dos adolescentes. “Receitas ricas em nutrientes proporcionam mais energia, concentração e fortalece o sistema imunológico. E quanto mais cedo iniciarmos a formação de uma consciência alimentar saudável, mais presente ela se fará por toda a vida”, explica Kátia.

 

Essas e outras opções para compor os lanches, como frutas e legumes orgânicos, frutas secas, pães e biscoitos integrais podem ser encontrados na Perini, que conta com a seção Mundo Saúde, especializada em alimentos diet, light, sem glúten ou lactose.

 

Kátia Borges é professora titular da UNEB e autora dos livros Sabor com Saúde e Cozinha com Saúde. Por meio do www.cozinhacomsaude.blogspot.com.br e dos perfis no Facebook (/cozinhacomsaude)  e Instagram (@cozinhasaborsaude), ela compartilha dicas valiosas de alimentação saudável.

 

Sanduíche natural

 

Ingredientes

 

·         10 a 12 fatias de pão fatia integral

·         1 xícara cheia de frango cozido e desfiado

·         2 colheres de sopa de cebola branca ou roxa picadinha

·         2 a 3 colheres de sopa de coentro e cebolinha picadinhos

·         ½ xícara de cenoura ralada no ralo fino

·         15 colheres de chá de Maionese Delicada

 

Como preparar

 

1.      Misture bem todos os ingredientes, menos a maionese.

2.      Adicione, aos poucos, a maionese até que a consistência fique úmida e macia.

3.      Coloque uma camada generosa de recheio em uma fatia de pão sem glúten e cubra com outra fatia. Se desejar, leve para gelar, por 2 horas.

Dica: Adicione a mistura ½ xícara de azeitonas, tomates secos picados ou 3 colheres de sopa de passas brancas ou pretas.

 

Maionese delicada

 

·         ½ a ¾ de xícara de tofu (queijo feito com soja) bem picado

·         1/3 de xícara de suco de laranja madura

·         1 colher de sopa de suco de limão

·         2 colheres de sobremesa de azeite de oliva extravirgem

·         ¼ de colher de chá de sal marinho

·         2 colheres de chá de mel

 

Bata todos os ingredientes no liquidificador, na velocidade máxima. Conserve em uma vasilha plástica bem tampada, na geladeira por até 3 dias.

 

Refrigerante saudável e refrescante

 

Ingredientes

 

·         01 xícara de cenoura picada em cubos médios

·         01 xícara de suco de laranja (200 ml)

·         1 xícara de água mineral com gás (200 ml)

·         2 pedras de gelo

·         Açúcar demerara ou mel a gosto (caso ache necessário)

 

Como preparar

 

  1. Bata a cenoura com a água mineral com gás, no liquidificador. Acrescente as pedras de gelo e liquidifique novamente.
  2. Passe a mistura por uma peneira. Coloque o conteúdo obtido, outra vez, no copo do liquidificador e acrescente o suco de laranja.
  3. Bata novamente. Se desejar, adicione mel ou açúcar demerara a gosto. Sirva imediatamente.

 

 

Trufas naturais de passas e chocolate

 

Ingredientes

 

·         1 colher de sopa de cacau em pó

·         1 colher de sopa de água

·         ½ xícara de passas sem sementes

·         ½ xícara de aveia em flocos finos (se desejar, utilize a versão sem glúten)

·         2 colheres de sopa de coco ralado

·         Para decorar: cacau em pó, coco ralado, xerém ou farinha de castanhas

 

Como preparar

 

1.      Triture a aveia e o coco, no liquidificador, até obter uma farinha fina. Reserve.

2.      Em seguida, triture as passas, no processador, até ficarem bem moídas.

3.      Em uma vasilha, misture as passas, a mistura de aveia e o coco. Em seguida acrescente a água e o cacau em pó.

4.      Incorpore todos os ingredientes até formar uma pasta homogênea e densa.

5.      Forme bolinhas, e, se desejar, passe no cacau, no coco ralado, no xerém ou farinha de castanhas. Conserve-as na geladeira por até 3 dias. Rende cerca de 12 trufas.